PUBLICIDADE

Justiça nega ação de improbidade contra ex-prefeita de Guarantã por contratar Oscip

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)

A Justiça rejeitou a ação civil por improbidade administrativa proposta contra a ex-prefeita de Guarantã do Norte (250 quilômetros de Sinop), Sandra Martins, e o presidente do Instituto Assistencial de Desenvolvimento (IAD), Alexandro Veiga Rodrigues. O Ministério Público Estadual (MPE) alegou irregularidades na contratação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) para prestar serviços na área da saúde.

Segundo a Promotoria, o município firmou contrato “em caráter de urgência” e com dispensa de licitação para contratação do IAD. O MPE também apontou ausência de oitiva do Conselho Municipal de Saúde. Os serviços foram contratados em 2013.

Para o juiz Gerardo Humberto Alves Silva Junior “a dispensa de licitação se fundou em pedido da então Secretária Municipal de Saúde, com parecer favorável da comissão de licitação e procurador jurídico; o controlador-geral do município constatou a prestação dos serviços; o Conselho Municipal de Saúde foi ouvido, tendo deliberado a respeito da contratação da OSCIP; e o autor (MPE) não declinou na inicial a eventual não prestação dos serviços ou mesmo desvio de dinheiro”.

O magistrado entendeu que não houve ato de improbidade administrativa. “No máximo seria possível discutir eventual irregularidade administrativa”, disse. Destacou ainda que “as dificuldades administrativas são gigantescas para o ente municipal carente de recursos como o município de Guarantã do Norte. Aliás, ressalto que o Ministério Público teve conhecimento do fato em 2013, quando seria possível adotar medida com efetividade para eventual suspensão do contrato. Entretanto, a apuração dos fatos demorou mais de dois anos, pois a demanda somente foi proposta em 2015 quando o prazo da contratação da OSCIP já havia expirado há muito tempo”.

O Ministério Público Estadual ainda pode recorrer da decisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE