PUBLICIDADE

Justiça mantém afastamento de conselheiro acusado de comprar vaga no Tribunal de Contas do Estado

PUBLICIDADE
Só Notícias/Gazeta Digital (foto: Marcos Bergamasco/arquivo)

A desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Maria Erotides Kneip negou um recurso apresentado pela defesa do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Sérgio Ricardo e deu manutenção ao afastamento do acusado. O conselheiro foi afastado da instituição em 2017, quando foi acusado de comprar a vaga na Corte.

A decisão da magistrada foi proferida na última sexta-feira e acrescenta mais um episódio na disputa judicial pelo retorno de Sérgio Ricardo ao TCE.  Para reverter o afastamento, a defesa do conselheiro apontou que a ação civil pública que pesa contra Sérgio Ricardo confrontou a competência do TJMT, uma vez que confrontaria decisão da Terceira Câmara que o manteve no cargo.

Contudo, ao julgar o mérito da ação, a magistrada entendeu que ambas as ações tratam do mesmo objeto, mantendo, assim, conexão entre si. Dessa forma, a desembargadora manteve o afastamento do conselheiro. “Assim, o acórdão tido por violado não pode ser utilizado como um salvo-conduto ao Reclamante, para que seja mantido no cargo reclamado em qualquer outra Ação que apure, ou não, a ocorrência de improbidade administrativa”, aponta trecho da decisão.

Sérgio Ricardo foi afastado em janeiro de 2017, no âmbito da Operação Malebolge (12ª fase da Ararath). A operação apura cobrança de propina por parte de cinco conselheiros para deixar de fiscalizar obras executadas durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa.

Em fevereiro de 2018, a Segunda Câmara de Direito Público e Coletivo do TJMT já havia negado recurso anterior de Sérgio Ricardo. Antes disso, ele já havia impetrado diversos pedidos junto ao Tribunal de Justiça, Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar voltar ao TCE, tendo perdido em todas as tentativas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE