quinta-feira, 13/junho/2024
PUBLICIDADE

Justiça de MT investiga 1,2 mil denúncias de corrupção e improbidade

PUBLICIDADE

Levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Supremo Tribunal Federal (STF) aponta que 1.233 processos tramitaram em 2010 no judiciário mato-grossense para apurar crimes de corrupção, improbidade administrativa e lavagem de dinheiro envolvendo servidores ou ex-funcionários que ocuparam cargos públicos. A improbidade administrativa é responsável pela maioria destes processos. A nível nacional, segundo o documento, na Justiça Federal e nos tribunais superiores foram registrados a tramitação de 16.283 ações e inquéritos por estes tipos de crimes.

Em Mato Grosso, 836 ações de improbidade administrativa estavam tramitando em primeiro grau, em 2010. Deste total, 258 foram distribuídas durante todo o ano passado, com 41 julgamentos. Foram registradas também dez sentenças com trânsito em julgado, no mesmo período. Já em segundo grau, tramitavam 49 apelações, sendo 42 distribuídas em 2010. Quarenta e quatro processos foram julgados. Não houve nenhum acórdão com trânsito em julgado.

O volume de ações em Mato Grosso é considerado alto se comparado com os outros estados brasileiros. Em números gerais, Estado só perde em ações de primeiro grau, por exemplo, para Minas Gerais com 1,4 mil e a Bahia com outros, 1,3 mil. São Paulo tem o maior número de ações, 2,4 mil, mas estes casos já estão tramitando em segundo grão. Ou seja, são apelações dos casos julgados anteriormente.

Em relação a casos de crime de corrupção, havia, em 2010, no Estado 124 inquéritos e 173 ações penais tramitando em primeiro grau. Neste período, foram julgados seis inquéritos e outras 17 ações penais. Dezenove sentenças com trânsito em julgado foram registrados. Já em segundo grau, havia 13 processos em tramitação; 15 processos julgados e outros 16 foram distribuídos durante o ano passado. Apenas dois acórdãos com trânsito em julgado.

Já para casos de lavagem de dinheiro, Mato Grosso teve, no ano passado, tramitando em primeiro grau 34 ações penais e quatro inquéritos. Nenhum inquérito foi julgado e 28 ações penais receberam julgamento. Nenhuma sentença com trânsito em julgado foi registrado. Em segundo grau, não houve nenhuma tramitação ou julgamento.

Não há dados relacionados ao ano de 2009.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador entrega 281 km de asfalto ligando Médio Norte ao Nortão

O governador Mauro Mendes irá entregar, neste sábado (15),...

Processo de inscrições de conjunto habitacional em Lucas do Rio Verde vão até julho

Após período de agendamento inscrições do habitacional “Águas do...

Fundo para receber doações para criação de parques é sancionado em Mato Grosso

O governador Mauro Mendes sancionou a criação do Fundo...

Prefeito de Sinop e parlamentares prestigiam posse de Rosana no Senado

O prefeito Roberto Dorner (PL), a secretária Sheila Pedroso,...
PUBLICIDADE