PUBLICIDADE

Justiça acata pedido e manda município no Nortão construir abrigo para crianças e adolescentes

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Justiça acatou pedido do Ministério Público do Estado (MPE), formulado em ação civil, e condenou o município de Itanhangá (150 quilômetros de Sinop) a construir uma Casa Lar no município. O local é destinado ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade.

A ação foi proposta pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Tapurah. Segundo o promotor de Justiça responsável pela ação, Marlon Pereira Rodrigues, desde 2016 o MPMT tem buscado, sem sucesso, implementar o serviço de acolhimento no município.

Na sentença, a juíza Laura Dorilêo Cândido, da Vara Única de Tapurah, destacou que “a observância dos princípios constitucionais de proteção à criança e ao adolescente é responsabilidade também dos municípios, sendo da própria essência da política de atendimento a municipalização deste serviço.”

A decisão estabelece que o município de Itanhangá terá o prazo de 180 dias para construir um abrigo com sede própria e estrutura adequada ou, alternativamente, oferecer outro espaço com condições apropriadas para abrigar as crianças em situação de vulnerabilidade. Caso o prazo não seja cumprido, o gestor público poderá ser responsabilizado civil e penalmente.

Segundo o MPE, a construção da Casa Lar é uma medida essencial para o município de Itanhangá, que, além do abrigo físico, também deve implementar o programa de acolhimento familiar, garantindo um ambiente seguro e protetivo para as crianças e adolescentes em risco.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lula envia ao Congresso projeto que regula redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que...

Deputado mato-grossense diz que governo Lula ‘quebrou o Brasil’

O deputado federal coronel Assis (União) criticou, hoje, o...

FNDE alerta Sorriso, Nova Mutum e mais 3 sobre prazo para propostas de novas creches

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) reforçou,...
PUBLICIDADE