O ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva assinou, há pouco, em Brasília, sua filiação no PMDB. Foi solenidade discreta com o presidente nacional da sigla, senador Valdir Raupp (RO), o ministro Neri Geller (Agricultura), o presidente do partido em Mato Grosso, Carlos Bezerra, o ex-senador Marcio Lacerda e deputados Welington Fagundes (PR) e Eliene Lima (PSD), que estão aliados ao PMDB na Câmara dos Deputados e podem fazer parte da mesma coligação no Estado.
Julier deixou a justiça federal, onde atuou por cerca de 20 anos, na semana passada, para começar carreira política. Ele é apontado como pré-candidato ao governo esatdual, embora o PMDB, publicamente, ainda não o lançou porque, na segunda-feira, em Cuiabá, os aliados se reuniram e voltaram a pedir que Blairo Maggi (PR) seja o candidato ao governo. Ele tem liderado as pesquisas divulgadas recentemente e o senador Pedro Taques (PDT), candidato adversário do grupo do PMBD-PT, apareceem segundo.
Se Blairo mantiver sua decisão, como tem reiterado, e não concorrer ao terceiro mandato, os aliados – PMDB-PT-PR-PSD vão decidir entre Julier, Ludio Cabrail e Chico Daltro como candidatos a governador. No momento, o PR não abre mão da candidatura ao Senado para Welington Fagundes. Se Blairo for candidato, automaticamente Wellinton fica sem a vaga. Com Julier, Ludio ou Daltro encabeçando a chapa, o PR compõe a majoritária com candidatura a senador.