O juiz membro Flávio Bertin assumiu, hoje, a coordenação do Gabinete de Gestão de Metas do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Ele assume o cargo deixado pelo magistrado Lídio Modesto Filho. “Vou atuar na condução do Gabinete de Gestão de Metas para que o tribunal cumpra as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Tenho a clareza que serei bem auxiliado pelo corpo técnico do Tribunal, que sempre demonstrou qualidade e responsabilidade”.
Composto por representantes de todas as unidades da administração, representante dos cartórios eleitorais e um juiz membro do Pleno, o Gabinete acompanha não apenas o cumprimento das metas do CNJ, mas também as do próprio TRE.
Para realizar esse trabalho, os processos são mapeados um a um. A cada reunião o coordenador recebe relatórios detalhados sobre o andamento dos processos, com o tempo em que ele permaneceu com o relator, em diligências, no Ministério Público, na Secretaria Judiciária ou cartório eleitoral. Com estes relatórios o juiz coordenador pode identificar eventuais pontos de estrangulamento no andamento do processo e, quando necessário, enviar comunicados ao magistrado responsável pelo mesmo.
Já nesta primeira reunião, o juiz membro Flávio Bertin solicitou a instalação de uma rotina nos gabinetes dos juízes eleitorais para que o recebimento de processos seja comunicado o mais rápido possível no sistema eletrônico do TRE. A medida mantém as partes interessadas no processo mais tranquilas em relação ao real andamento dos autos dentro do tribunal.
Ficou decidido ainda que os resultados das análises de processos em 2015 serão apresentadas na sessão plenária desta terça-feira (2).