Fazer com que as crianças e adolescentes abandonados do município se tornem agentes transformadores da sociedade e, ao mesmo tempo, proporcionar acompanhamento escolar, cursos, atividades educativas e, inclusive, lições de cidadania, mais especificamente sobre a divulgação do referendo sobre a venda de armas. Esses são os objetivos do Projeto “Agente Cidadão”, lançado em Peixoto de Azevedo pelo juiz da 33ª Zona Eleitoral, Tiago Souza Nogueira Abreu.
As crianças e adolescentes já foram selecionados e o projeto, além do apoio do Cartório Eleitoral da 33ª Zona, com sede em Peixoto, conta com a colaboração do Rotary Lions, Maçonaria, Igrejas e demais grupos sociais. A primeira etapa consiste na distribuição das camisetas de identificação para cada “agente cidadão” e cursos de capacitação. No segundo estágio eles irão distribuir panfletos confeccionados pelos parceiros explicando a convocação do referendo sobre a venda de armas, além do material que porventura seja enviado pelo TRE/MT e TSE.
“Nós queremos acompanhar o desenvolvimento escolar, familiar e cidadão deles bem de perto. A capacitação começa o quanto antes e as cartilhas explicativas do referendo já foram providenciadas”, informou o juiz da 33ª Zona, Tiago Nogueira de Abreu.
A 33ª Zona Eleitoral responde, além de Peixoto de Azevedo, pelos municípios Guarantã do Norte, Matupá, Novo Mundo e Terra Nova do Norte.