terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Jayme diz que ferrovia estadual definida pelo Estado ‘é a transformação da nossa produção’

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Mayke Toscano)

O senador Jayme Campos (DEM) afirmou que a construção da 1ª Ferrovia Estadual, de Rondonópolis a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde vai ampliar o corredor rodoferroviário no Estado, melhorando o transporte para o escoamento de grãos e gerando oportunidades efetivas de fortalecimento econômico. O projeto será realizado por meio de concessão após assinatura do governo de Mato Grosso com uma empresa no setor ferroviário que investirá R$ 11 bilhões.

“Ter uma ferrovia estadual era um sonho meu e de muitos mato-grossenses, o sonho de um dia poder ouvir o apito do trem em breve em Mato Grosso. É um projeto ousado que beneficiará toda a população. Temos que celebrar esse momento, que é de transformação para o nosso Estado. Esses R$ 11,2 bilhões de investimento serão muito importantes, pois quantos mil empregos irão proporcionar? É a transformação da nossa produção e da agroindústria”, ressaltou o senador, que está no segundo mandato, foi governador do Estado e prefeito de Várzea Grande. Mato Grosso é campeão na produção de soja, milho, carne, dentre outros.

Jayme considerou ainda o processo de negociação e a definição dos procedimentos legais, por parte do governo estadual, para a concessão da ferrovia, que foi possível através de uma força-tarefa e união entre o poder executivo e o legislativo, tanto estadual quanto federal. “O governador Mauro Mendes como sempre, bem preparado e bem instruído para conduzir esse Estado, conseguiu articular, através da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria de Infraestrutura, com o legislativo para que Mato Grosso não perdesse esta oportunidade”, reconheceu.

O início da obra de expansão dos trilhos de Rondonópolis a Cuiabá está previsto para o segundo semestre de 2022, devendo ser concluído em 2025. De Cuiabá a Nova Mutum, deve ficar pronto em 2027 e, até Lucas, concluindo os 730 km de trilhos, com mais de 60 pontes, em 2028.

Ao todo, 26 municípios serão impactos positivamente com os trilhos da ferrovia, são eles: Sinop, Vera, Nova Ubiratã, Sorriso, Santa Rita do Trivelato, Paranatinga, Diamantino, Nobres, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Jaciara, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Pedra Preta, São José do Povo, Poxoréo, Primavera do Leste, Campo Verde, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Rondonópolis.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prazo para tirar título eleitoral termina na próxima semana

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do...

Governador prevê de 20% a 25% de perda de arrecadação em MT com a Reforma Tributária

O governador Mauro Mendes adorou, hoje, as perdas previstas...

Sinop: vereadores fazem duras críticas e cobranças a gestão de Dorner no Trânsito

Vereadores criticaram, esta tarde, na sessão ordinária da câmara,...
PUBLICIDADE