A interventora estadual Danielle Carmona Bertucini, esteve, há pouco, na secretaria municipal de Saúde em Cuiabá para cumprir a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A intervenção está iniciando após a Assembleia Legislativa, ter aprovado a medida, esta tarde, por 20 votos.
A interventora foi nomeada pelo governador Mauro Mendes, e terá em sua equipe procurador de Estado Hugo Fellipe Martins. O governo, ao assumir a gestão da secretaria, segue a decisão determinada pelos desembargadores do órgão especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, semana passada, atendendo pedido do Ministério Público do Estado, que apontou diversas irregularidades na gestão municipal da saúde, como falta de médicos e remédios.
A intervenção na secretaria e Empresa Cuiabana de Saúde será até o dia 12 de junho com a finalidade de reorganizar a administração do setor e cumprir decisões judiciais que determinam a realização de cirurgias, disponibilização de consultas e medicamentos, entre outras demandas reprimidas da saúde pública municipal.
Foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado, hoje, a criação do Gabinete de Intervenção na secretaria com a participação de servidores públicos do Estado e vai assessorar as atividades desenvolvidas no período em que durar a intervenção, até que se cumpram efetivamente todas as providências necessárias à regularização da saúde em Cuiabá. Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública ficam submetidos administrativa e funcionalmente à interventora Danielle Carmona Bertucini, indicada pelo governador.
A edição extra do Diário Oficial também traz o decreto de intervenção n. 15/23, no qual a interventora faz a nomeação de quatro servidores que atuarão como secretários adjuntos na Saúde de Cuiabá – Najila Brito Lima Muller na Atenção Secundária; Catarina Célia de Araújo Amorim na Atenção Primária; Deisi de Cássia Bocalon Maia, como secretária adjunta de Planejamento e Operações e Josias Jovino Pulquério, adjunto de Gestão.
O decreto de intervenção 15/23 traz a exoneração de 47 servidores que ocupam cargos em comissão na secretaria.