sexta-feira, 17/maio/2024
PUBLICIDADE

Incra começa liberar homologações de lotes da Gleba Mercedes V em Sinop

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) de Mato Grosso começou a liberar as homologações para cerca de 200 parceleiros da Gleba Mercedes V, assentamento Wesley Manoel dos Santos, localizado a cerca de 80 quilômetros de Sinop. A confirmação foi feita, ontem (30), pelo novo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinop, Jonas Henrique de Lima, ao presidente da Câmara José Pedro Serafini, “Pedrinho”, (sem partido). Também participaram do encontro o segundo secretário da casa, Mauro Garcia (PPS), e o primeiro secretário do sindicato, Gatão José Casasus Vasconcelos.

De acordo com Jonas Henrique, a liberação das homologações é resultado da vistoria feita por técnicos do Incra nos meses de abril e maio deste ano. O presidente do sindicato explicou que as homologações não significam títulos da terra, porém, autorizam a exploração de terras da União.

Um documento que abre portas para os pequenos produtores terem acesso a financiamentos do governo federal, como Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF) A. “É a oportunidade para aquelas famílias que estavam na terra há anos e até hoje não conseguiam financiamentos do governo para investir nas suas terras porque estavam irregulares, pois tinham comprado o lote dos primeiros titulares”, detalhou. “Essa homologação vai abrir portas para que os pequenos produtores possam começar a trabalhar na terra”, destacou.

A regularização dos lotes é uma luta das famílias que já dura anos e que foi possível graças a ação da Câmara de Sinop que interviu junto ao Incra para que realizasse os trabalhos devido a situação de muitas famílias. Na área, vivem hoje cerca de 400 famílias e, pelo menos, metade ainda não teve acesso aos recursos do governo federal devido a falta de documentos.

Segundo Jonas Henrique de Lima, com a liberação das homologações 95% dos assentados estão com a situação regularizada. Ele garantiu que um dos trabalhos que será desenvolvido pelo sindicato será dar apoio aos parceleiros para conseguirem ter acesso ao PRONAF. “Muitos não sabem como fazer para ter esses recursos e o sindicato vai dar total apoio a essas famílias para que possam ser beneficiadas com o PRONAF”, garantiu.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE