Política

Inaugurada em Sinop 1ª usina de oxigênio de Mato Grosso para atender unidades de saúde pública

A usina que vai fornecer oxigênio para as Unidades Básicas de Saúde de Sinop e aos pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anete Maria Mota Maria foi inaugurada, ontem à tarde. A capacidade de produção é estimada em 20 metros cúbicos de oxigênio por hora, o equivalente a dois cilindros grandes.

A secretaria municipal de Saúde designou um profissional encarregado pela operação da usina de oxigênio, cuidando da operação, dos enchimentos dos cilindros e a dispensação para as unidades e UPA. Pessoas em tratamento domiciliar também poderão ser beneficiadas.

Os equipamentos foram doados, a prefeitura viabilizou o local de funcionamento e a instalação. “Quero agradecer a Sinop Energia, que nos concedeu esse grande presente para comunidade, para o município. Tendo essa condição, gratuita, fabricando (oxigênio) aqui, é uma honra muito grande”, disse o prefeito Roberto Dorner.

Diretores da empresa, o presidente da câmara, Élbio Volkweis, vereadores e secretários municipais participaram da solenidade.

De acordo com a assessoria, é prevista a implantação da segunda usina, com capacidade de produzir 30 metros cúbicos de oxigênio por hora, e os equipamentos deverão ser instalados no Hospital Regional de Sinop, ano que vem.

Só Notícias (foto: assessoria)