quinta-feira, 16/maio/2024
PUBLICIDADE

Homenagem a Lula é merecida e tardia, afirma deputado petista

PUBLICIDADE

A celeuma criada nas redes sociais por causa da honraria concedida pela Assembleia Legislativa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), agraciado com um título de cidadão mato-grossense, não preocupa o autor da propositura, o deputado estadual Valdir Barranco (PT). Depois da polêmica criada em torno do assunto, críticas e até xingamentos no Facebook e WhatsApp, o parlamentar se pronunciou nesta quarta-feira (19) e afirmou que a homenagem é “merecida” por Lula e veio de forma “tardia”.

“O título é merecido e tardio. O presidente Lula tem uma história de dedicação ao estado de Mato Grosso desde o início dos anos 80 quando ele já andava aqui no Estado pelo fortalecimento do movimento sindical, pelo fortalecimento do Partido dos Trabalhadores”, justifica Barranco ao criticar também o colega de parlamento, Adalto de Freitas (SD), que requereu à Mesa Diretora da Assembleia a anulação da votação que aprovou a concessão do título ao ex-presidente Lula.

“Enquanto presidente da República, ele [Lula] tem muitas ações no Estado de Mato Grosso e isso ninguém pode negar que de 2003 até 2010 quando ele foi governo, por exemplo: a BR-158 que nenhum presidente investia porque não tinha coeficiente eleitoral no Araguaia foram feitos 310 quilômetros de asfalto. O Luz Para Todos foi uma realidade quem anda no campo hoje sabe o que significou o Luz para Todos”.

“O Plano Safra, para o agronegócio cresceu e muito, saltou de 27 bilhões para 100 bilhões no período do governo Lula. O agronegócio ganhou muito e se tornou essa potência que é hoje. A agricultura familiar, o Pronaf também ganhou muito com o presidente Lula. O Minha Casa Minha Vida, foram 4 milhões de casas entregues no seu governo sendo 100 mil casas construídas aqui no Estado. Por tudo que ele fez, Mato Grosso demorou a dar esse reconhecimento a ele”, elencou o petista citando outros programas na área da educação.

Barranco revelou que o projeto foi protocolado na Casa em novembro de 2016 e somente agora foi colocado para votação. Dessa forma, segundo ele, nenhum deputado pode alegar que votou sem saber.

Ele também desqualificou a iniciativa de Freitas de pedir que a Mesa Diretora anule a votação. “Acho que ela [crítica do colega de parlamento] é descabida, é um desrespeito, inclusive, com os parlamentares que votaram. Não foi só eu que votei, passou pela CCJ, pela Comissão de Redação, foi por unanimidade, veio pro plenário e foi aprovado por unanimidade, então acho descabida”, rebate Barranco explicando que na segunda votação do projeto, ele vai fazer a defesa em plenário.

Sobre a situação do ex-presidente, citado em delações, investigados em inquérito e processado em ações penais, Valdir Barranco diz que não interfere em nada na honraria concedida a Lula e que ser acusado não significa ser culpado e nem condenado.

“Acusação qualquer um pode sofrer. Delação, quem está preso e quer se livrar hoje em dia tem delatado o que for preciso para se livrar da prisão. Condenado ele não é, acabou de sair uma decisão da Justiça de São Paulo que arquivou o processo do caso triplex, Por enquanto, o presidente Lula continua na sua condição democrática de ficha limpa e fará sua defesa em todos os processos”.

Por fim, o parlamentar informou que já mantém contato com assessores do ex-presidente para articular sua vinda a Cuiabá para receber o título. “Nós já estamos tratando com o presidente da vinda dele aqui para Mato Grosso, a agenda dele é muito complexa, o presidente Lula é uma personalidade que tem uma agenda com muitas atividades. A gente tem tratado disso com ele com a assessoria dele e no momento oportuno, sem pressa, estaremos trazendo ele aqui”. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara dos Deputados dá nome de Amália Barros a prêmio de inclusão

A Câmara dos Deputados aprovou hoje um projeto de...

TCE aponta que maioria dos municípios mato-grossenses não publica dados sobre estoque de medicamentos

Um acompanhamento da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e...

TCE cobrará de prefeitos adesão ao Vigia-MT para reforçar segurança

O conselheiro Waldir Teis, presidente da Comissão Permanente de...
PUBLICIDADE