A Comissão Executiva Nacional (CEN) do Partido dos Trabalhadores decidiu impugnar a etapa municipal de Cuiabá do 3º Congresso Nacional. Com isso, a capital mato-grossense não terá delegados participando da etapa estadual, que acontece este mês. Conseqüentemente também não terá representantes no evento nacional, nos dias 31 de agosto e 2 de setembro, em São Paulo. Não cabem recursos.
A CEN deu provimento ao recurso impetrado pelo campo político ‘Construindo um Novo Brasil’, cujas principais lideranças são o deputado federal Carlos Abicalil, o deputado estadual Alexandre Cesar, e o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes. Os petistas entenderam que não houve quórum para a eleição dos 13 delegados que representariam a capital no encontro estadual.
No parecer divulgado ontem, a CEN reconhece que o credenciamento dos filiados para a eleição dos delegados foi feito fora do horário previsto pelo regulamento do Congresso. Fato que foi confirmado inclusive pelo diretório municipal do PT em Cuiabá, quando durante a defesa reconheceu ter feito “acordo” para prorrogação do período de credenciamento.
A etapa municipal do congresso foi realizada nos dias 7 e 8 de julho, mas o diretório municipal, presidido por Jairo Rocha, não conseguiu mobilizar o número mínimo de 520 filiados – de um total de 3.464 (15%) – para o credenciamento.