sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Grampolândia: Bustamante diz que governo também investiga doação de equipamentos de escuta

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Só Notícias/arquivo)

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, confirmou que faz uma investigação interna para saber como está a situação dos equipamentos de escutas telefônicas cedidos pelo Ministério Público ao governo do Estado em 2010, quando ele também era secretário. A suspeita é de que os equipamentos podem ter sido usados no caso de interceptações telefônicas ilegais praticadas contra políticos, empresários e jornalistas que foi descoberto em maio de 2017 e que ficou conhecido como Grampolância Pantaneira.

Bustamante disse que ainda é cedo para emitir opinião, que se antecipar seria “leviandade”, mas prometeu se pronunciar oficialmente assim que tiver mais informações. “Tem muito tempo, o negócio tem nove anos, mas está sendo averiguado. Levantamento, papelada, documentação, para depois emitir opinião. Qualquer coisa que falar antes é leviandade. Vamos fazer uma nota pública assim que tivermos as informações necessárias”, declarou o secretário.

Conforme Só Notícias já informou, o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, confirmou que o Ministério Público Estadual cedeu equipamentos de escutas telefônicas ao governo do Estado em abril de 2010, ainda na época do ex-governador Silval Barbosa. A descoberta foi feita por investigação interna que encontrou, nos arquivos do MPE, um termo de cessão cujo prazo de validade deveria ser de seis meses.

O caso veio à tona após depoimentos de policiais militares dando conta de que promotores participaram e promoveram escutas ilegais, com equipamentos do MPE, no caso conhecido como Grampolância Pantaneira.

“Em respeito aos princípios da transparência, da imparcialidade e do dever de prestar contas à sociedade mato-grossense, o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, informa que em 2010 o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) assinaram Termo de Cessão de Uso de Bem Móvel a Título Gratuito de duas placas e um Hard-lock da marca Witron”, disse o procurador por meio de nota.

A nota do procurador ressalta que o equipamento deveria ser devolvido após seis meses de empréstimo e que não poderia ser utilizado para finalidades ilegais.

“O Termo de Cessão de Uso dos equipamentos, conforme apurado até o momento, foi assinado em 20 de abril de 2010, pelo então procurador-geral de Justiça Marcelo Ferra de Carvalho e pelo secretário-adjunto de Assuntos Estratégicos da Sejusp à época, Alexandre Bustamante dos Santos. O documento estabeleceu que o bem deveria ser restituído ao Ministério Público no prazo de seis meses. Além disso, a sua destinação deveria ser exclusivamente ao uso nas atividades afetas às atribuições legais da Cessionária, no caso a Sejusp, sendo vedada a sua utilização em outras operações estranhas à que se propunha o Termo de Cessão”, acrescentou.

A participação de promotores na Grampolância Pantaneira também é investigada internamente e segundo o procurador José Antônio, outras “diligências” estão sendo realizadas “inclusive para saber se as placas chegaram a ser devolvidas ao Ministério Público ou se os equipamentos tiveram outro destino, uma vez que ainda não foram localizados”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE