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Governo quer consultoria independente para estimar o que falta concluir VLT e definir tarifa

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O governo de Mato Grosso criou uma comissão especial para realizar os atos necessários visando a contratação de empresa especializada de consultoria independente para a realização de estudos técnicos de verificação das estimativas de término do Veículo Leve sobre Trilhos, elaboração dos estudos tarifários, modelo operacional ideal e de viabilidade econômico financeira e estruturação do projeto. A portaria conjunta é assinada pelos secretários estaduais de Cidades, Eduardo Cairo Chiletto, o extraordinário do gabinete de assuntos estratégicos, Gustavo Oliveira e o controlador geral do Estado, Ciro Gonçalves.

O governo considerou não possuir em seus quadros profissionais técnicos para a análise e oferta de subsídios necessários para responder aos mais diversos questionamentos oriundos de diversos órgãos de controle;  a necessidade de atualização do Plano Operacional do Modal VLT após o término das obras;  e a necessidade de atualização da previsão de custos de operação do modal depois de concluído.

O Ministério Público Federal já abriu inquérito para apurar supostas irregularidades da execução. Entre elas, é feita apuração da suposta diferença de 13,5 mil metros quadrados entre o anteprojeto e o efetivamente construído. A metragem já executada não foi apontada na portaria.

As obras do VLT, orçando em mais de R$1bilhão, que deveriam ficar prontas para a Copa do Mundo do ano passado estão paradas, devido a imbróglio jurídico entre o governo estadual e o consórcio, mas há expectativa que sejam concluídas ano que vem. Enquanto isso recentemente a Justiça Federal atendeu o pedido do governo e autorizou os reparos nos corredores. A solicitação, feita pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), irá possibilitar o recapeamento e paisagismo nas avenidas Tenente Coronel Duarte, mais conhecida como avenida da Prainha, Historiador Rubens de Mendonça (avenida do CPA), ambas em Cuiabá, e FEB, em Várzea Grande. 

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