O Governo do Estado fará um estudo sócio-econômico dos municípios do Vale do Teles Pires para definir quais as atividades que são viáveis na região, para, junto com os prefeitos, buscar atrair novos investimentos para a localidade. A decisão foi tomada pelo governador Blairo Maggi durante a reunião, realizada hoje, no Palácio Paiaguás, com prefeitos dos sete Municípios, localizados no extremo Norte do Estado.
De acordo com a prefeita de Apiacás, Silda Kochemborger, diante das dificuldades enfrentadas pelo setor madeireiro e da agropecuária, que são a base da economia destes municípios, os prefeitos estão buscando outras alternativas para fomentar a economia da região. Uma das apontadas é a agroindústria. “Este levantamento sócio-econômico indicará quais as atividades econômicas viáveis e que também serão melhor aceita pela população da região”, informou.
Além de Apiacás (1.010 km ao Norte da Capital) o estudo envolverá as cidades Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta, Alta Floresta, Carlinda e Nova Canaã do Norte. Uma das propostas apresentadas pelos prefeitos foi atrair investimentos para o setor da avicultura e suinocultura, buscando a instalação de um frigorífico na região. A idéia, de acordo com deputado estadual Pedro Satélite, deve-se ao perfil da região que tem diversos assentamentos rurais, formados por pequenos produtores, além de infra-estrutura necessária como rede de energia elétrica e asfalto.
“Para avicultura, ainda tem que ser avaliada questões naturais, com a altitude. Se estes fatores forem favoráveis o restante os municípios têm tudo”, avaliou o deputado, que acompanhou os prefeitos na reunião, junto com o presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa. “Os prefeitos estão tentando viabilizar os projetos de agroindústria para região e ver o que o Governo, por meio da secretaria de Estado de Indústria e Comércio, pode fazer a nível de incentivos fiscais para atrair estes investimentos”, disse o presidente da AL.
Os deputados e prefeitos avaliaram como positiva a decisão do Governo em se fazer um estudo para definição de quais as áreas que podem ser buscado os investimentos. “Foi uma reunião na qual foram colocados vários pontos e com resultado positivo por parte do Governo do Estado”, disse o deputado Silval Barbosa.
INFRA-ESTRUTURA – No encontro o Governo confirmou um convênio com a prefeitura de Nova Canaã do Norte (distante a 699 km da Capital) para a construção de uma ponte no rio Teles Pires. “Esse projeto deve ficar pronto até o final do mês, será firmado o convênio e o município estará licitando a obra”, informou o secretário de Estado de Infra-Estrutura, Vilceu Marcheti.
A ponte terá 330 metros de comprimento. “Será uma ponte mista, com concreto e madeira, deve ser construída no meio do leito do rio, onde é mais profundo e apresenta mais problemas”, explicou o secretário. Dois pilares de concreto, em torno de 75 metros, darão sustentabilidade a obra, com três vãos de 25 metros cada. A estimativa é de que o Estado invista na obra cerca de R$ 1,5 milhão.
O Governo também reafirmou com os prefeitos o compromisso de dar continuidade ao trabalho de recuperação e manutenção das estradas de terra da região. A parceria dará continuidade ao trabalho de patrolamento, cascalhamento e recuperação de pontes das rodovias estaduais: MT-160, que liga Apiacás a Nova Monte Verde, numa extensão de 55 km; MT-208, numa extensão de 208 km, da cidade de Nova Bandeirante a Alta Floresta e outros 70 km da MT-206, que liga Paranaíta a Apiacás.
“Nós saíamos daqui com o compromisso do governador de fazer, em parceria com os municípios, a recuperação destas estradas para que elas não fiquem intransitáveis no período de chuva”, comentou o prefeito de Nova Bandeirantes, Valdir Mendes Barranco.
Além dos prefeitos de Nova Bandeirantes e Apiacás participaram da reunião prefeito de Nova Monte Verde, Nelson Lehrbach; Paranaíta, Pedro Alcântara; Alta Floresta, Maria Luiza Dias; Carlinda, Orodovaldo Antônio de Miranda; Nova Canaã do Norte, Antônio Luiz Cezar e o secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot, e o secretário adjunto de Gestão da Sicme, Márcio Luiz Mesquita.