O vice-reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), Almir Arantes, afirmou hoje que a crise financeira e a queda na arrecadação tributária prevista para o próximo ano vai dificultar a instalação de novos campi da instituição de ensino em todo o Estado. De acordo com Almir Arantes, várias ações estão sendo tomadas para que a crise financeira não comprometa o orçamento da instituição em 2006.
“Nesses últimos anos, a Unemat tem formatado propostas para a criação de vários campi, mas a crise no agronegócio pode inviabilizar e prejudicar a nossa meta”, destacou.
Almir Arantes disse ainda que a instituição pretende marcar uma audiência com o deputado J. Barreto (PL) e o governador Blairo Maggi (PPS) para materializar a implantação de um campus da Unemat no município de Jaciara.
A autorização para a instalação do campus foi referendada pela Assembléia Legislativa, quando da aprovação pelos parlamentares de um projeto de lei do deputado J. Barreto. Mas, a instalação do novo campus depende do orçamento da própria Unemat.
O parlamentar disse que o governador vai subsidiar politicamente todo o processo para implantação do campus. “É uma grande vitória da população do Vale São Lourenço e do município de Jaciara que tem como principal aliado o governador”, argumentou J. Barreto.
Caso a proposta do parlamentar seja efetivada, a Unemat vai atender a população não semente de Jaciara, mas também de Juscimeira, São Pedro da Cipa e Dom Aquino. Hoje o orçamento financeiro da instituição é de 4,2% de toda a receita do Estado.