sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Governo do Estado começa extinguir autarquias “para diminuir burocracia”

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Administração (SAD) e as autarquias ligadas a ela são as primeiras estruturas do Governo do Estado a centralizarem as áreas sistêmicas: recursos humanos, planejamento orçamentário, almoxarifado e contabilidade.
As alterações nas estruturas da SAD, Escola de Governo, MT Saúde e Imprensa Oficial do Estado (Iomat) foram publicas no Diário Oficial do dia 29 de julho e já estão sendo implementadas. O setor de gestão sistêmica ficará na SAD e a Iomat será extinta enquanto autarquia e transformada em superintendência.

O objetivo do Governo, segundo o Secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto, “é reduzir a burocracia, para melhorar a eficiência e reduzir custos”. Com a reforma, o saldo é de 30 servidores efetivos, que poderão ser remanejados para órgãos com demanda de pessoal, e 10 cargos comissionados que deverão ser extintos. Um dos possíveis destinos para os servidores é o setor administrativo da Polícia Militar.

“Esses servidores têm experiência na área administrativa, são excelentes profissionais e vão ocupar o lugar de policiais que, por sua vez, vão para a rua trabalhar efetivamente na segurança pública”, explicou De Vitto.

A reforma sistêmica deve ser implantada também no grupo das secretarias de Esporte e Lazer, Cultura e Turismo; e Casa Civil, Casa Militar, Secom e Vice-governadoria. “Não é uma fusão de secretarias, é a centralização apenas das áreas sistêmicas. Ao invés de termos despesa com estrutura e pessoal para o funcionamento de vários setores que têm a mesma função, fazemos a centralização. Isso é austeridade na administração”, explicou o secretário.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE