O governo Mato Grosso assume, a partir de hoje, a concessão da BR-163, no trecho de 820 km de Sinop ao Mato Grosso do Sul. A assinatura da transferência do controle acionário da empresa que faz a gestão da rodovia foi há pouco, no Palácio do Planalto, em solenidade com o governador Mauro Mendes, que desde o ano passado iniciou o projeto para o Estado assumir a concessão, o presidente Lula, ministros, senadores e deputados. Mauro anunciou que a empresa passa a se chamar ‘Nova Rota’ e assina amanhã ordens de serviços para iniciar recuperação dos trechos da Rodovia dos Imigrantes, Cuiabá-Jangada, Jangada-Rosário Oeste, Nova Mutum-Lucas do Rio Verde e Lucas-Sinop.
Mauro explicou que a solução liderada pelo governo do Estado foi evitar a relicitação da concessão (após a Rota do Oeste fazer a devolução por não ter cumprido inúmeras cláusulas contratuais) o que demoraria cerca de cinco ano e a a tarifa básica de pedágio passaria de um patamar de aproximadamente R$ 6 para R$ 12. “Essa solução vai permitir antecipar obras, modicidade tarifária e diminuir acidentes com mortes”, declarou o governador, na solenidade.
O presidente Lula agradeceu e elogiou o governador Mauro Mendes pela “coragem em assumir a a tarefa que mercado não deu conta”. “É muita coragem assumir a responsabilidade dessa estrada e eu acho que Mato Grosso vai ganhar”. discursou. “Espero que em outros Estados possa acontecer essa coisa”, declarou.
Mauro também detalhou que o Estado pretende antecipar o prazo do projeto para duplicação do trecho “Vamos iniciar imediatamente as obras de requalificação da pista existente e duplicação da pista. Temos até oito anos para isso (duplicar), o governo de Mato Grosso trabalha com a perspectiva de antecipar para até cinco anos”.
O governador também respondeu sobre a tarifa do pedágio. “Essa questão tarifária é conduzida pela ANTT segue regras contratuais, esse pedágio está entre os três mais baratos do país e está há quatro anos como uma das penalidades imposta pela ANTT para concessionária era não autorizar nenhum reajuste inflacionário, então existe uma retenção de reajuste de quatro anos inflacionário, que é o mínimo que todos recebem e ela não recebeu. Mas essa questão está com a Agência Nacional de Transportes”.
Mauro agradeceu Lula pelos bancos federais concederem bom desconto dos juros das dívidas contraídas pela Rota do Oeste para que “o governo pudesse assumir”. O valor inicial da dívida com todos bancos (incluindo privados) era de aproximadamente R$ 900 milhões. O governador disse que são necessários duplicar 440 km na 163 (a maior parte ligando Posto Gil a Sinop). A primeira etapa será de Nova Mutum a Posto Gil (90 km) e em outras ações iniciais o Estado vai aplicar R$ 1,6 bilhão.
Em instantes mais detalhes.
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