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Governo define novo mapa turístico de Mato Grosso

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Mato Grosso tem muito mais atrativos que Pantanal e Chapada dos Guimarães, dois destinos turísticos reconhecidos nacional e internacionalmente. É isto que mostra o novo mapa turístico que o Governo do Estado está definindo, com apoio do Ministério do Turismo, em estudos feitos com o Programa de Regionalização do Turismo.

Pantanal, Cerrado, Amazônia e Araguaia – quatro regiões distintas do território mato-grossense são agora subdivididos em 15 regiões, selecionadas a partir de afinidades de localização geográfica, acesso e semelhança de atrativos turísticos.

Na Amazônia, já foram lançados os roteiros do Cristalino e Xingu, visando consolidar atividades de ecoturismo, etnoturismo indígena, pesca esportiva e observação de aves e fauna. No Pantanal, além de ecoturismo e pesca esportiva, foi criado o novo roteiro Travessia Pantaneira, ligando Cáceres, em Mato Grosso, a Corumbá (MS). No Araguaia, turismo náutico, pesca esportiva, sol e praia se complementam a uma forte vocação para o turismo místico. No pólo Cerrado, os novos roteiros valorizam mergulho, águas termais, aventura e esportes radicais.

A vocação para o turismo de eventos e negócios da região metropolitana – Cuiabá e Várzea Grande -, também é contemplada no novo mapa turístico de Mato Grosso que apresenta ainda roteiros regionais integrados que permitem conhecer de uma só vez o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia. Lançado em novembro, o roteiro turístico Missões Jesuíticas, ligando Brasil e Bolívia, reforça o projeto de integração proposto pelo Governo do Estado entre os dois países.

Mais de R$ 30 milhões estão sendo investidos pela iniciativa privada em Mato Grosso na construção e reforma de hotéis, pousadas, clubes recreativos e empreendimentos turísticos. A maior aposta no setor, vem da rede de hotéis De Ville, do Paraná, que já possui 8 hotéis no Brasil e adquiriu em Cuiabá o Hotel Eldorado, único 5 estrelas do Estado. O grupo investiu R$ 10 milhões na aquisição do prédio e aplica mais R$ 6 milhões na reforma, ampliando restaurantes, números de leitos e centro de convenções. Além de um campo de golfe em Cuiabá, grandes pousadas rurais e ecológicas estão sendo construídas também em Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Sinop, Lago de Manso e Transpantaneira. A aplicação dos recursos, na avaliação da secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli de Oliveira Assis, representam um importante indicador do crescimento da atividade no Estado.

Outro indicador desse crescimento é o fluxo turístico do aeroporto Marechal Rondon, que em outubro atingiu o mesmo número de embarques e desembarques de 2004. “Pelas estatísticas da Infraero, as perspectivas são de 21% de crescimento em 2005”, contabilizou Yêda Assis.

Em 2005, três mil profissionais do setor turístico foram qualificados gratuitamente pelo Governo do Estado. Oferecidos pelo Proqtur – Programa de Qualificação do Turismo, os cursos atenderam às áreas de hotelaria, restaurantes, bares, lanchonetes, agências de turismo, eventos, shoppings e parques, beneficiando nove dos principais municípios turísticos do Estado, selecionados, por meio de pesquisa, pela projeção nacional e internacional.

Cerca de R$ 2 milhões foram investidos pelo Governo estadual em 2005 na divulgação do turismo de Mato Grosso. Recursos próprios de emendas parlamentares e do Governo Federal foram aplicados em promoção de eventos, produção de folheteria e inúmeras ações de marketing voltadas para o mercado interno, nacional e internacional, desenvolvidas pela Secretaria de Turismo de Mato Grosso, em parceria com a iniciativa privada.

Para incentivar o fluxo turístico interno e consolidar a atividade no Estado, as macro-estratégias de Governo foram a XII Festa Internacional do Pantanal, que em 2005 mobilizou cerca de 40 municípios, e o 2º Campeonato Estadual de Pesca Esportiva de Mato Grosso, que reuniu 20 dos municípios mato-grossenses que tem potencial e vocação para a modalidade.

Dos eventos turísticos comerciais nacionais e internacionais, a Secretaria de Turismo esteve representada nos principais. Entre eles, no Brasil, 1º Salão do Turismo, 4º Brasil Fihing Show, 33º Congresso da Abav. No exterior, integrando o projeto Cores e Sons do Pantanal, a Sedtur promoveu um workshop de turismo em Washington, e participou, junto à Embratur, de workshops em Londres (Inglaterra), Buenos Aires (Argentina) e Lisboa (Portugal). “Estamos colocando frente a frente, nossos produtos turísticos com os principais compradores nacionais e internacionais”, argumentou a secretária Yêda.

As ações coordenadas pela pasta do Turismo no Governo são voltadas principalmente para o fomento, divulgação, qualificação, certificação e planejamento do setor. São ao todo 15 programas cujas ações alcançaram em 2005, 96 dos 140 municípios mato-grossenses. Atendendo às diversas modalidades de turismo, os programas coordenados pela pasta são: Proecotur, Proqtur, Campeonato Estadual de Pesca, Programa de qualificação dos serviços turísticos, apoio à infraestrutura e sinalização, pesquisa de satisfação, perfil e demanda turística, Festa Internacional do Pantanal, Rede Traf (Turismo Rural), PNMA (ecoturismo no Araguaia), PCMI (Clubes da Melhor Idade), Turismo Indígena, Centro de Atendimento ao Turista e Programa de Regionalização.

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