sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Governo de MT homologa licitação e ‘libera’ início das obras do ônibus rápido de Cuiabá a Várzea Grande

PUBLICIDADE
Só Notícias (arte: repdoução)

O governo do Estado informou, esta tarde, que o resultado da licitação para contratação de empresa para realização das obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT), em Cuiabá e Várzea Grande, foi homologada pela secretaria de Infraestrutura e Logística com a proposta de R$ 468 milhões apresentada pelo Consórcio Construtor BRT Cuiabá. O próximo passo é a assinatura do contrato.

Dentre as intervenções propostas no edital, estão as construções de 46 estações, de um terminal na região do Coxipó e outro no CPA, e a reconstrução do Terminal André Maggi, em Várzea Grande. Será construído ainda um viaduto para passagem do BRT na rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio, uma nova ponte sobre o Rio Coxipó, a criação de um parque linear na Avenida do CPA, a requalificação do Largo do Rosário e demais adequações no trânsito.

O secretário Marcelo de Oliveira afirma que após a assinatura do contrato, assim que forem emitidas as garantias, será dada a ordem de serviço e a empresa fará a elaboração dos projetos executivos, antes que as máquinas comecem a trabalhar. “Quando essa obra começar, ela não pode parar. Ela não é uma obra nem de Cuiabá, nem de Várzea Grande. É uma obra da população da planície pantaneira”, afirmou.

A licitação foi em março realizada pela Sinfra na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), na qual a empresa vencedora será responsável pela elaboração dos projetos básicos e executivos de engenharia, de desapropriação, obtenção de licenças, outorgas, aprovações e execução das obras.

A decisão de troca do VLT pelo BRT (ônibus rápido) foi tomada pelo governo do Estado, em dezembro de 2020, a partir de decisão judicial que determinou a rescisão contratual com o consórcio, suspeito de corrupção e pagamento de propina para agentes públicos, conforme consta em delação premiada.

Como o contrato foi rescindido, com decisão judicial de 2017, ratificada pelo Superior Tribunal de Justiça, em 2019, o governo acionou o consórcio VLT na justiça, pedindo ressarcimento e indenização aos cofres públicos pela não finalização das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), prevista para 2014. A ação foi impetrada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), “que também requereu que o consórcio faça a venda dos vagões do VLT, adquiridos erroneamente”.

Foi realizada audiência pública para apresentar o estudo que embasou a mudança do VLT para o BRT, e depois outras duas audiências aconteceram em Cuiabá e Várzea Grande para apresentar o anteprojeto do Ônibus de Trânsito Rápido.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE