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Governo de MT assume esta semana concessão da BR-163 de Sinop ao MS e priorizará duplicação no Nortão

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Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O governo de Mato Grosso assume, nesta quinta-feira (04), a concessão dos 820 quilômetros da BR-163 de Sinop a divisa com Mato Grosso do Sul. A cerimônia será no Palácio Paiaguás e também pode ser oficializado quem será o presidente da concessionária, nomeado pelo governo. 

A expectativa é que para o segundo semestre, as obras de duplicação comecem no Posto Gil até Nova Mutum (80 km), que compreende a primeira etapa, e em seguida até Sinop. O governador Mauro Mendes estimou em Sinop, que após assumir o controle, as obras devem ter início em até um mês. “A partir do momento em que o governo assumir aporta os recursos da companhia, nós iremos fazer a troca de diretoria e conselho e imediatamente nós iremos tomar algumas medidas antecipadas e daremos início a ordem de serviço para contar o processo de requalificação e no máximo em 30 dias damos a ordem de serviço para começar a construção da duplicação”, disse, recentemente. 

O trecho mato-grossense da rodovia será administrado pela empresa estatal MT Par (Mato Grosso Participações e Projetos), após a compra da concessionária. Segundo a assessoria, desde o início da gestão, em 2019, o governo do Estado buscou uma solução para o trecho mato-grossense da BR-163, onde o não cumprimento das obras de duplicação da rodovia, previstas no contrato de concessão com a Rota do Oeste, causou prejuízos sociais e econômicos para a população. 

A solução idealizada pelo governador Mauro Mendes, de trazer a rodovia para administração do Estado, foi considerada inovadora pelo Ministério da Infraestrutura, Tribunal de Contas da União (TCU) e Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). Para a concretização da troca de controle acionário, o governo de Mato Grosso propôs quitar parte das dívidas de R$ 920 milhões, contraídas pela atual controladora, Odebrecht Transportes. 

Em março, o Estado conseguiu acordo com os bancos credores, em uma proposta de pagamento de cerca de R$ 400 milhões. A previsão é que o Estado invista R$ 1,2 bilhão para garantir a duplicação começando do Posto Gil até Nova Mutum (80 km), que compreende a primeira etapa, e em seguida até Sinop. 

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