O governador Silval Barbosa fez, hoje, durante reunião do Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Condeprodemat), uma demonstração do quadro econômico de Mato Grosso. Silval falou sobre os investimentos públicos e privados que serão realizados nas áreas de logística, escoamento de produção e para a Copa do Mundo de 2014. Entre os investimentos, o governador citou a construção de ferrovias, apoiado pelo Governo Federal, e o programa Mato Grosso 100% Integrado.
Segundo o presidente do Condeprodemat, o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, a expectativa é que até 2014, Mato Grosso receba R$ 26 bilhões em investimentos, o que irá gerar empregos e receita para o Estado. "Com esses investimentos, Mato Grosso continuará crescendo acima da média nacional", disse Nadaf.
O conselho -responsável por cuidar de todas as políticas de desenvolvimento em todas as áreas de produção do Estado- também decidiu pela criação de uma alíquota média para o porto seco, o que deverá criar uma competitividade maior, principalmente para os produtos importados.
Outra decisão tomada hoje foi a aprovação da entrada do arroz com casca, com alíquota zero, para o abastecimento do mercado local.
Para o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, esta foi uma das mais importantes reuniões realizadas pelo conselho. "Mato Grosso tem uma gama de oportunidades. Decidimos hoje realizar eventos periodicamente em outros estados para trazer investidores para o Estado e mostrar as nossas oportunidades".