PUBLICIDADE

Governador se reúne com ministro dos Transportes para agilizar liberação da obra da ferrovia Sinop-Miritituba

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O governador Mauro Mendes se reuniu, ontem à noite, com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e pediu empenho para agilizar os procedimento burocráticos e ser liberada a obra da Ferrogrão, ferrovia que vai ligar Sinop a Mirirituba (PA) e terá mais de 970 km de extensão, para escoar a safra agrícola, madeira e demais produtos da região para o exterior, com redução considerável no frete.

Mauro disse a Renan que a Ferrogrão será importante corredor de escoamento da produção, que vai se somar à Ferrovia Estadual, que começou a ser construída ligando Rondonópolis a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, sendo feita pela iniciativa privada com apoio do governo estadual e que deve ficar pronta em 2028, com mais de 700 km de extensão.

Conforme Só Notícias já informou, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, marcou para o dia 31 de maio o julgamento da ação movida pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) contra a implantação da ferrovia Sinop-Miritituba, a “Ferrogrão”. A implantação da ferrovia está suspensa desde março de 2021 por decisão do ministro Alexandre de Moraes.

“Mato Grosso é um estado muito importante para o desenvolvimento nacional e nós vamos nos dedicar para melhorar a infraestrutura e facilitar a vida de quem produz e de quem mora na região. Daremos prioridade a essas obras em Mato Grosso são as obras da (rodovia) 242 e da 158″, respondeu o ministro.

Mauro apontou que ” são importantes obras que tenho a certeza que sob a experiência do ministro Renan Filho, haverão de andar em Mato Grosso. Essas são obras estruturantes para o agronegócio brasileiro e para toda a população mato-grossense”, afirmou explicando que o trecho de 120 km da BR-158 que precisa ser executado contorna a reserva Marãiwatsédé, cortando os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, e há anos não consegue liberação. Com isso, os caminhoneiros sofrem com atoleiros, buracos e congestionamentos.

Na BR-242, o principal problema é no trecho que liga o distrito de Santiago do Norte a Querência, por conta de pendências em licenças ambientais.

Os senadores de Mato Grosso estiveram na audiência com Renan Filho. Ontem, Mauro esteve com o ministro Alexandre Padilha pedindo agilidade para estadualização do parque estadual de Chapada dos Guimarães

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prazo para adesão ao Refis em Sinop termina esta semana

O prazo máximo para solicitar adesão ao Programa de...

Projeto beneficente para até 80 jovens em Sinop recebe R$ 206 mil

A Associação Comunitária de Orientação e Aprendizagem ao Adolescente...
PUBLICIDADE