sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Governador prevê reinício de cirurgias eletivas no Nortão a curto prazo

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: reprodução)

O governador Mauro Mendes (DEM) disse ontem à noite que a suspensão das cirurgias eletivas em Mato Grosso está com os dias contados e que as 15 cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires, formado por municípios da região Norte, devem ser as primeiras a ter as cirurgias que são de média e alta complexidades (mas que não são de emergência) retomadas em dias ou semanas.

Mauro adiantou que o Estado está em negociação com o Consórcio Teles Pires para a liberação de 4 mil cirurgias de várias especialidades e explicou que a prioridade à região Norte se deve à proatividade do consórcio, coordenado por prefeitos, em negociar com o governo. A revelação foi feita durante reunião de uma comitiva de Sinop que contou com a presenta dos deputados Juarez Costa (MDB) e Dilmar Dal Bosco, além de 11 vereadores.

“Nós estamos, neste momento, negociando com o consórcio regional do Teles Pires, quase 4 mil cirurgias para serem liberadas para atender em diversas especialidades. Esta negociação é com os prefeitos e com o consórcio regional. Nos próximos dias, ou próximas semanas, isso deve estar sendo autorizado para começar estas cirurgias ali na região, e em todas regiões de Mato Grosso também. Estamos iniciando por ali porque o Consórcio [Teles Pires] foi mais proativo, nos procurou e teve iniciativa. Agora nós vamos expandir este modelo para outras regiões e outros consórcios dentro de todo Mato Grosso”, revelou o governador.

Cirurgias eletivas são aquelas que não são emergenciais e que podem ser agendadas. O Governo suspendeu os agendamentos em 17 de março do ano passado quando estourou a crise sanitária em Mato Grosso.

O Consórcio Teles Pires é formado por Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Vera, Santa Carmem, União do Sul, Nova Maringá, Cláudia, Nova Ubiratã e Feliz Natal.

O governador também confirmou que os procedimentos para reativação de UTIs Covid no Regional de Sinop devem ser finalizados em 10 dias

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE