O governador Mauro Mendes (DEM) chamou atenção de jovens mato-grossenses para o atual momento da pandemia no Estado e crescente número de casos confirmados em pessoas com faixa etária mais baixa. O recado foi lembrado durante anúncio de novas medidas para combater o crescimento de casos, internações em UTI e mortes pela doença, ontem à tarde.
“O recado é gente não brinquem com essa doença, jovens que se achavam intocáveis olhe o que está acontecendo. Quantas e quantas lamentáveis vidas de jovens, de qualquer idade estão sendo perdidas”, destacou o gestor.
Enquanto as medidas de combate a doença estavam mais flexíveis, as aglomerações, principalmente por parte de jovens, era constante em bares e casas de shows. Em Sinop, por exemplo, muitos se reuniam para fumar narguilés e fazer consumo de bebida alcoólica, mesmo com a crescente de casos.
“Tomem cuidado, redobrem os cuidados, mantenham as medidas preventivas, é melhor suportar isso, fazer um sacrifício, do que ter vidas e vidas perdidas. Os jovens principalmente, tem inúmeros casos que vão para as nossas UTIs, que estão chegando e temos que dobrar os cuidado”, completou.
De acordo com o painel interativo da secretaria estadual de Saúde, dos 267.051 casos confirmados de Covid em Mato Grosso, 55.195 pacientes tem entre 21 e 30 anos, o que corresponde a 20,67% dos diagnósticos (evolução de casos por semana no gráfico abaixo).
Destes, 75 precisaram ser internados, 2.324 seguem isolados, 52.173 se recuperaram e 81 não resistiram às complicações da doença, taxa de mortalidade de 0,15%. Entre as vítimas fatais, 43 eram do sexo feminino e 38 masculino.
Conforme Só Notícias já informou, o governador anunciou a instalação 169 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva em diversas cidades, que custarão mensalmente R$ 9 milhões. O total geral de investimentos mensais que o governo passa a fazer é de R$ 35 milhões/mês. Estão sendo criados 500 novos leitos clínicos com suporte ventilatórios com municípios que firmaram parcerias com o governo, dentre outras medidas.