PUBLICIDADE

Governador anuncia credenciamento de médicos legistas em cidades onde não há Politec

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Mayke Toscano)

O governador Mauro Mendes anunciou, há pouco, que o Estado fará credenciamento de médicos legistas em municípios onde não há unidades da POLITEC (Perícia Oficial de Identificação Técnica) para agilizar a liberação dos corpos para sepultamentos. Hoje, em muitas cidades, famílias enfrentam longa espera (em alguns casos superior a 24h) para os procedimentos serem feitos. Os médicos que se interessarem receberão treinamento para prestar serviços para exames de corpo de delito (agressões), necropsia (vítimas de acidentes, mortes violentas) e demais procedimentos. São 17 municípios onde foi feito levantamento técnico de grande demanda com abrangência nas demais cidades da região.

Como o governo estadual não tem condições de fazer concurso público para contratar mais servidores porque está no limite com gastos de salários, a saída foi a contratação direta de profissionais via credenciamento. “São dezenas de cidades onde o Estado não tem esse serviço” e a “solução que encontramos foi fazer o credenciamento” e vão “prestar de maneira avulsa esses serviços para o Estado”.

“Foi trazida a sugestão da Politec para velhos problemas que se arrastam por ano e anos”. “São muitas cidades como é o caso de Juara que as pessoas precisam ir a Juína (300 km ) assim como os casos de Colniza. “As pessoas acabam se submetendo a verdadeira via crucis para que possam ter desfecho final”, declarou, elogiando a diretoria da POLITEC por viabilizar a alternativa para agilizar as soluções e, em vários municípios, diminuir a sobrecarga de atividades nas unidades. “É uma inovação face a situação de não podermos fazer concurso público”, emendou.

No edital que será publicado vai ficar estabelecido o valor de cada serviço prestado.  Para os serviços de lesão corporal o edital prevê pagamento de uma UPF – cerca de R$ 140. Nos casos de necropsia  serão 4 UPFs cerca de R$ 600.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE