O presidente do PSD nacional, prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, estará em Cuiabá no dia 25 deste mês para reforçar o palanque do candidato à prefeitura, Carlos Brito, do mesmo partido. A confirmação da visita, seguindo roteiro que prioriza postulantes às prefeituras nas capitais, é da nacional do partido. Agenda de Kassab pode sofrer alterações referente ao horário, que será definido nos próximos dias. A articulação para a participação do idealizador do PSD em Mato Grosso, feita pelo presidente estadual, vice-governador Chico Daltro, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, assegura ainda a presença do presidente nacional nas campanhas dos candidatos às prefeituras de Várzea Grande, Tião da Zaeli; de Cáceres, com Leonardo Albuquerque e de Barra do Garças, através de Beto Farias.
O PSD tem reforçado os planos sobre as candidaturas majoritárias, com confiança de que o número de vitórias nas prefeituras possa ultrapassar a margem de 50. Daltro disse que é grande a expectativa sobre a participação de Kassab, considerando a “grande liderança política” do prefeito de São Paulo. “Mato Grosso, devido a representatividade do PSD nos 141 municípios onde o partido disputa as eleições, conseguiu demonstrar força sobre os trabalhos. Essa massa de ações em favor do processo democrático e para uma nova política partidária, foi avaliada pela nacional. A vinda de Kassab é uma conquista, e sem sombra de dúvidas vai ajudar na campanha”, disse Daltro.
Outros nomes articulados por Riva e Daltro também poderão acompanhar Kassab, mas ainda dependem de confirmação de agenda. Líderes nacionais como os senadores Sérgio Petecão (PSD-AC) e Kátia Abreu (PSD-TO) fazem parte da lista que deverá atuar em favor dos projetos próprios em Mato Grosso. Eles, junto com outros membros da nacional e Kassab, dividem o tempo em cronogramas de ações voltadas à campanha eleitoral, em várias unidades federativas.
Daltro explicou que existe tendência de “outros nomes também participarem dos atos em Cuiabá”, mas preferiu não divulgar os nomes sem a segurança da agenda. O presidente do PSD acrescentou ainda que a campanha de Brito está garantindo o retorno esperado. Pesquisa de consumo interno aponta pontuação em franco crescimento do postulante, junto aos eleitores. No fim de julho, comitiva de líderes do PSD selaram a integração de Kassab aos atos do PSD do Estado, faltando apenas a definição da data da visita à Capital. Daltro tem mantido contato com a nacional do partido e diretamente com o prefeito de São Paulo, assim como Riva, para repassar informações sobre o andamento dos trabalhos em Mato Grosso. Asseguram evolução da campanha, com planejamento que prevê reforço dos líderes estaduais no interior do Estado.
O presidente do PSD destacou ainda a aposta no programa eleitoral gratuito, que passa a ser exibido a partir do dia 21 deste mês. Objetivo é disseminar atuação social de Brito, um dos fundadores de movimento de associações de bairro em Cuiabá, passando pela liderança estudantil e junto a pastorais de igreja. Para Carlos Brito, a presença de Kassab e de outros líderes do PSD nacional, significa a valorização do partido.