PUBLICIDADE

Mato-grossenses mortos na Bolívia serão sepultados hoje

PUBLICIDADE

Serão enterrados hoje os corpos dos dois mato-grossenses linchados na Bolívia. Os restos mortais de Rafael Marques Dias de Moraes, 27 anos, e Jefferson Castro de Lima, 22 anos, foram liberados aos familiares no final da tarde desta sexta- feira (17), após procedimentos de identificação por parte do Instituto Médico Legal (IML) de Cuiabá.

Os corpos apresentavam múltiplas fraturas e queimaduras, fruto da ação de pelo menos 200 pessoas, moradores de San Matías na Bolívia, que invadiram a delegacia da cidade na noite de terça-feira (14) e retiraram a dupla de dentro da cela. Desde as primeiras horas de sexta-feira, familiares aguardavam a chegada dos corpos em Cuiabá, fato que ocorreu na parte da manhã.

Para o pai de Jefferson, Francisco de Assis de Lima, 46 anos, é difícil compreender a crueldade vista na morte do filho e do enteado dele. "Que os trancassem em uma cela, até que dessem um tiro na cabeça de cada um, mas nunca fazer o que foi feito". Bastante abalado, ele sequer aceitou entrar na unidade para reconhecer o corpo do filho.

Lima, que trabalha na zona rural de Tangará da Serra, conta que o último dia em que viu o filho com vida foi exatamente no Dia dos Pais. "Encontrei com ele em dois momentos, ele me abraçou, foi tudo tranquilo, nem imaginei que ele iria para a Bolívia e aconteceria tudo isso".

Assim que soube da execução, por meio da televisão, decidiu vir a Cuiabá para liberar o corpo do filho e levá-lo até a cidade do interior, onde Jefferson nasceu. "Só saio daqui com o corpo dele para deixá-lo perto de mim". Bastante revoltado com a crueldade, o trabalhador rural afirma que pretende acionar judicialmente o governo boliviano, que tinha a custódia da dupla após as prisões.

No entanto, ele pretende se reunir com a família de Rafael para decidir os próximos passos. "De cabeça quente a gente faz muita besteira. É melhor esperar a poeira baixar, mas isso não pode passar em branco".

Para o primo de Rafael, Lucídio Roque da Costa, a intenção da família é dar, à medida do possível, um enterro digno para os dois. "Desde o primeiro instante começamos a procurar ajuda, informações, e percebemos que se fosse por nossa conta seria muito difícil. Ligamos para Brasília (DF), no Ministério das Relações Exteriores e também para o Consulado em Santa Cruz e nada caminhava". Rafael será enterrado em Várzea Grande, onde mora a família.

Os corpos foram trazidos por uma comitiva do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), formada por nove homens e chefiada pelo major Agilson Azizes Ferreira, encarregado de negociar o traslado com as autoridades bolivianas.

Eles tiveram que esperar cerca de 4 horas até que o único perito boliviano da região retornasse a San Matias. O servidor havia pedido demissão na semana passada e decidiu deixar a cidade, com destino a Santa Cruz. Apenas na noite de quinta-feira (16) é que os restos mortais chegaram ao Brasil, no IML de Cáceres.

A polícia boliviana reconheceu os problemas de insegurança na região da fronteira e nesta sexta-feira encaminhou dez policiais para reforçar o patrulhamento e se juntarem aos 12 que trabalham regularmente. A intenção é ainda aumentar o efetivo.

Já no Brasil, a Polícia Civil iniciou as investigações sobre a ida da dupla para a Bolívia. Um morador de Tangará da Serra, que pede para não ser identificado, afirmou que Jefferson a princípio não acompanharia Rafael, mas sim seu irmão, identificado como Jean faria a viagem. Acredita-se que eles tenham levado uma motocicleta roubada e foram presos após matarem 3 bolivianos e ferirem outros 2 durante algum desacerto na negociação do veículo. O resultado dos exames necroscópicos nos corpos dos brasileiros deverá ficar pronto em até dez dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE