Jayme Campos (DEM) é o único candidato ao Senado com vitória garantida, de acordo com a pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Gazeta Dados entre os dias 28 e 30 de setembro. O democrata aparece no levantamento em primeiro lugar, com 28%.
A segunda vaga, conforme o resultado apontado na pesquisa, está indefinida, tendo três candidatos empatados numérica e tecnicamente. Procurador Mauro (PSOL) e a Juíza Selma Arruda (PSL) aparecem com 17%, seguidos por Nilson Leitão (PSDB), que tem 16%.
A modalidade da pesquisa é a estimulada, quando uma lista de candidatos é apresentada ao eleitor. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em quinto lugar na disputa aparece Adilton Sachetti (PRB), que soma 11% da intenção de votos, seguido pelo ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD), com 9%, e pela professora Maria Lúcia (PCdoB), que tem 8%. Os três também estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
Sebastião Carlos (Rede) e Gilberto Lopes Filho (PSOL) estão empatados em oitavo lugar, com 2% das intenções de voto, cada. Waldir Caldas (Novo) aparece em décimo, com 1%. Já Aladir Leite (PPL) não pontuou. Brancos e nulos alcançam 18% e 71% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Quando o Gazeta Dados perguntou ao entrevistado qual seu primeiro voto para senador, Jayme Campos apareceu em primeiro, com 21% da preferência. Selma Arruda e Nilson Leitão surgem em segundo, com 10% de intenção de votos, cada, seguido de Sachetti, com 6%, Maria Lúcia, 4%, Fávaro, 3%, Gilberto Lopes e Sebastião Carlos, com 1%, cada. Waldir Caldas e Aladir Leitão não pontuam para primeiro voto.
Em todas as situações apresentadas pelo Gazeta Dados, Jayme aparece como opção preferencial de voto para o eleitor mato-grossense. Já a disputa pela segunda vaga segue indefinida entre os demais candidatos.
Rejeição
O candidato democrata também é o primeiro colocado quando o assunto é a rejeição entre os eleitores. Jayme Campos aparece com 8%, neste caso.
Nilson Leitão é o segundo colocado, com 5%, seguido por Sebastião Carlos e Maria Lúcia, com 3%, cada. A juíza aposentada Selma Arruda e o Procurador Mauro têm 2% de rejeição. Fávaro, Sachetti, Caldas, Gilberto Lopes e Adir Leite aparecem com 1% de rejeição dos eleitores.
Do total de entrevistados, 13% disseram que não votariam em nenhum candidato. Já os que não responderam ou souberam escolher uma opção chegaram a 59%.
Pesquisa
A pesquisa Gazeta Dados foi realizada nos moldes survey, com a aplicação de questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado. Foram ouvidas 1.080 pessoas em 66 cidades mato-grossenses entre os dias 28 e 30 de setembro.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada. Dos entrevistados, 51% são homens e 49% mulheres, em diversos grupos de idade: 16 a 24 anos, 25 a 34, 35 até maiores de 45 anos.
A formação dos entrevistados varia entre 50% de analfabetos e formados apenas até o ensino fundamental, 40% que cursaram o ensino médio e 10% que possuem curso superior. Os que recebem entre 1 e 5 salários mínimos são 72%. De 5 a 10 salários são 22% e acima de 10 salários, são 6%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso com o número 01042/2018.
Sobre a pesquisa
Margem de erro – 3%
Entrevistados – 1.080
Municípios – 66 municípios em 12 regiões
Data – 28 a 30 de setembro
Registro no TRE/MT – 01042/2018
Contratante – Grupo Gazeta de Comunicação