PUBLICIDADE

Garotinho visita Mato Grosso e ataca política econômica de Lula

PUBLICIDADE

O ex-governador do Rio de Janeiro e virtual candidato do PMDB à presidência da República, Anthony Garotinho, defendeu ontem a quebra de patentes de insumos agrícolas como instrumento para melhorar a competitividade e a renda dos agricultores brasileiros. Garotinho discursou para uma platéia formada por cerca de 300 produtores e empresários que participam da Agrishow Cerrado, em Rondonópolis. A feira é o maior evento de agronegócio da região Centro Oeste e tem este ano uma programação fortemente direcionada à reflexão sobre a crise que atinge o setor.

“O País precisa de um presidente que tenha coragem para quebrar patentes e fazer genéricos de insumos agrícolas. Isso já foi feito no caso dos remédios, mas acho que o mais inteligente é estimular a produção de alimentos. Assim, o povo terá mais saúde e inclusive não precisará de tantos remédios”, disse Garotinho.

Segundo o ex-governador fluminense, os custos cobrados pelas multinacionais que fabricam vários insumos essenciais para a agricultura são exorbitantes, o que aumenta o custo de produção e compromete o desempenho do setor no país.

“É claro que os produtores desses insumos são poderosos. Mas o povo brasileiro também é. Unidos poderemos vencê-los”, disse Garotinho sobre uma eventual reação das multinacionais.

Política econômica
Ainda falando sobre a crise na Agricultura, Anthony Garotinho não poupou críticas à política econômica do Governo Federal. À exemplo de Geraldo Alckmin (PSDB), que esteve na Agrishow Cerrado na terça-feira (18), Garotinho apontou o Governo Federal como pivô dos problemas enfrentados no campo.

“A equipe econômica do Governo Federal age como se fosse formada por iluminados e o resultado é que no ano passado o crescimento do Brasil só foi maior que o do Haiti. Queremos menos juros, menos impostos e mais crédito. Essa receita já foi adotada com sucesso em países como o Chile, a Alemanha, a Inglaterra e a China”, defendeu.

Além de muitos aplausos do público, Garotinho recebeu das mãos do presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso-FAMATO, Homero Pereira, um documento contendo as principais reivindicações dos produtores do Estado.

Após a participação na Agrishow Cerrado, Anthony Garotinho seguiu para o distrito de Vila Operária, também em Rondonópolis, onde participou de atividades políticas organizadas pelo diretório municipal do PMDB.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputados aprovam orçamento de Mato Grosso para 2026 com receita prevista de R$ 40 bilhões

Deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram hoje, em redação...

Pivetta assume temporariamente o comando do governo de Mato Grosso

O vice-governador Otaviano Pivetta assumiu temporariamente, desde ontem, o...
PUBLICIDADE