R$ 1 milhão estão garantidos no Orçamento Geral da União (OGU) para iniciar as obras de iluminação do aeroporto de Sinop. O congresso aprovou o orçamento com a emenda estabelecendo recursos que virão do Ministério do Turismo. A iluminação possibilitará que Sinop tenha vôos noturnos comerciais, resolvendo também problemas emergenciais como os que impedem aviões de decolarem à noite para transportar pessoas que precisam de urgente tratamento de saúde.
A verba para a iluminação foi articulada, no final do ano passado, pelo prefeito Nilson Leitão e o deputado Ricarte de Freitas, em audiência com o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), tenente-brigadeiro da Reserva, José Carlos Pereira. Eles também pediram que a Infraero se instale em Sinop e assuma o aeroporto.
Segundo Nilson, a partir de agora, a luta é viabilizar o aeroporto comercialmente para que o município possa ter argumentos para que a Infraero se instale aqui. “Ricarte afirmou que o diretor Administrativo do órgão, Marco Antônio Marques de Oliveira, já concedeu parecer positivo à solicitação feita por nós. Agora é aguardar uma vistoria e a análise para que um estudo possa de viabilidade possa ser feito”, declarou o prefeito.
A Infraero é uma empresa pública com 33 anos, vinculada ao Ministério da Defes. Atualmente, administra 66 aeroportos, 81 unidades de apoio à navegação aérea e 32 terminais de logística de carga. A cada ano, cerca de 330 milhões de pessoas passam por estes aeroportos, sendo aproximadamente 83 milhões de passageiros. Em 2005, o número de operações foi de cerca de dois milhões de pousos e decolagens.
“Caso tudo dê certo, essa visita aconteça no final deste mês ou no máximo no início de maio. Vamos torcer para que o Terminal de Sinop seja o 67º aeroporto administrado pela Infraero”, finalizou Nilson Leitão.