PUBLICIDADE

Fórum reforça conscientização pela reciclagem do lixo em Sinop

PUBLICIDADE

O Fórum Municipal de Debates do Meio Ambiente que está acontecendo neste momento está tendo bons resultados A iniciativa é da ONG Ensinop que em parceria com a Secretaria de Infra Estrutura e também da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Município querem levar maior conscientização à nossa população.

Várias crianças estiveram presentes, incentivadas por seus professores a aprender mais sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente. Professores, agentes de saúde, militares e representante da sociedae organizada participam.

As palestras programadas que já aconteceram nessa manhã, objetivavam a discussão sobre as múltiplas formas do ser humano interagir com o Meio Ambiente sem lhe causar danos.
O secretário municipal de Infra Estrutura, Gláucio Leitão, abriu o ciclo de palestras falando da atual situação do lixo em Sinop, da necessidade da população separar o lixo molhado do lixo seco. “Só esse procedimento já facilitaria muito o processo de separação dos materiais que acontece no aterro do município e daria mais agilidade ao nosso trabalho”, destacou, além de reforçar a conscientização pela reciclagem.
“Estamos firmando parcerias e fazendo um trabalho amplo junto a comunidade e às crianças para que possamos ter um ‘lixo limpo’ e que não comprometa a qualidade de vida para a população,” afirmou o secretário.

A ONG EnSinop tem feito, há vários meses, um trabalho buscando conscientizar a população para que seja separado o lixo reciclável (papéis, latas de alumínio, por exemplo). Isabel Cristina Paloschi, diretoria da ONG ENSINOP, é uma das organizadoras do Fórum e ficou satisfeita com os resultados. “Fizemos convites para 300 pessoas mas não esperavam que a aceitação fosse tão grande tivemos mais de 200 pessoas aqui só pela manhã e por isso acredito que já alcançamos nossos objetivos porque o poder público e as entidades organizadas viram nosso projeto e agora teremos a chance de ampliar este trabalho aumentando a conscientização”, disse Isabel.

 Pela manhã foram realizadas 3 palestras, a primeira, iniciou a discussão mostrando a realidade de Sinop com relação ao lixo, em seguida foram vistas alternativas para solucionar os problemas mostrados e finalizando a manhã foi falado sobre o reaproveitamento dos resíduos industriais. A tarde iniciou com a apresentação de uma peça teatral dos alunos do colégio CAD e seguiu com a palestra Qualidade de Vida Lixo e cidadania.

O objetivo desta Ong é organizar as pessoas em cooperativas ou associações para que elas reaproveitem o lixo e ao mesmo tempo tenham novas fontes de renda saindo da informalidade. Para despertar a consciência ecológica da sociedade foi realizado o Fórum de educação ambiental que será encerrado hoje no fim da tarde terminará com uma carta/proposta que será encaminhada a prefeitura e a Câmara sugerindo que a coleta seletiva de lixo se torne uma realidade em Sinop.
 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura diz que avançou em acordo com servidores para evitar greve em Cuiabá

A prefeitura de Cuiabá afirmou hoje que avançou nas...

Sinop recebe 1º drone do Estado para combate a incêndios em edifícios

O secretário estadual de Segurança Pública, César Roveri, e...

Município no Nortão e mais dois recebem caminhões-pipa do governo de MT

O governo de Mato Grosso realizou, hoje, a entrega...
PUBLICIDADE