O fórum do trabalho de Sinop será inaugurado logo mais às 14h, pelos desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho e lideranças políticas.
O prédio, conforme Só Notícias informou, foi construído em uma área de 865 metros quadrados, ao lado da catedral e do fórum, onde foram investidos R$ 706.9 mil. As obras começaram em 2007 -paralisadas ao menos três vezes devido a troca de empreiteira. A área de urbanização ficou sob responsabilidade da prefeitura. Toda a estrutura operacional foi instalada na semana passada, quando os prazos processuais foram suspensos. Desde que foi instalada em Sinop, a justiça trabalhista funcionava em imóvel locado, na avenida dos Tarumãs.
O prédio receberá o nome de ‘Fórum Trabalhista Desembargador Geraldo de Oliveira’, em homenagem ao primeiro presidente do Tribunal mato-grossense e que também deverá participar da solenidade. Na área, poderá ser desenvolvido os trabalhos de uma 2ª vara trabalhista, na qual o pedido foi encaminhado pelo Tribunal e obteve a aprovação no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e, aguarda agora a aprovação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para então seguir como projeto de lei ao Congresso Nacional.
O fórum trabalhista teve, ano passado, o segundo maior movimento processual no estado. Com 1.718 novos processos, a Vara de Sinop ficou atrás apenas da Vara de Tangará da Serra, que registrou 2.479 novas ações trabalhistas no ano passado.Além do município sede, a vara tem sob sua jurisdição as populações de Cláudia, Santa Carmem e União do Sul. Desde que implantada em Sinop, a vara trabalhista funcionou em imóvel locado, na avenida dos Tarumãs.
Sorriso
O TRT fará hoje, às 17:30h, em Sorriso, homenagem póstuma ao desembargador Luiz Alcântara, morto em novembro passado, e que atuava como advogado no município antes de ser empossado na Justiça do Trabalho. A partir de hoje, a vara sorrisense passará a chamar-se “Fórum Trabalhista Desembargador Luiz Alcântara”.