Uma força-tarefa que inclui parlamentares, empresários, entidades do agronegócio e representantes do governo mato-grossense, do Departamento Nacional de infraestrutura do Transporte (Dnit) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) iniciou, ontem, uma mobilização para desobstruir obras em rodovias de Mato Grosso.
Na reunião, que aconteceu no gabinete do senador Blairo Maggi (PR), em Brasília, o grupo discutiu alternativas para se resolver entraves ambientais e indígenas que impedem a realização de obras em vias estaduais e, principalmente, federais. “Esta é uma iniciativa importante para retomar o canal de comunicação com a Funai”, afirma o deputado Adilton Sachetti (PSB), que coordena a Comissão de Infraestrutura e Logística da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). “É um trabalho que abre caminho para resolvermos os pontos de estrangulamentos das vias do Estado”.
Além de Sachetti e Maggi, estiveram presentes o presidente da Funai, João Pedro Gonçalves da Costa, o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, o empresário Eraí Maggi e o coordenador de Programas Ambientais Especiais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) de Mato Grosso, Djalma Silvestre Fernandes.
Ricardo Tomczyk explica que, entre as prioridades, estão os trechos 1 a 11 da BR-242, o contorno de uma reserva indígena na BR-158 e o trecho da BR-080 que liga Ribeirão Cascalheira a Luiz Alves. “Foi bem estabelecido uma agenda entre o DNIT e a Funai. Semana que vem, faremos nova reunião para darmos os primeiros passos e detalharmos os problemas que precisamos resolver para desobstruir as obras nestas rodovias”, assinala o presidente da Aprosoja-MT.
Silvestre destaca que o objetivo é “zerar as pendências” até o ano que vem. “É fundamental, por exemplo, a realização do estudo do componente indígena em determinadas regiões para a obtenção do licenciamento ambiental. Uma vez aberto o canal com a Funai, daqui para frente é iniciar os trabalhos”, diz o representante da Sinfra.