PUBLICIDADE

Finalizada perícia em maquinários comprados pelo governo do Estado

PUBLICIDADE

Foi finalizada a perícia técnica realizada nos 705 maquinários adquiridos pelo governo do Estado, em 2010, por meio do programa "Mato Grosso 100% Equipado". A documentação foi remetida, na sexta-feira (18), ao juiz da 1ª Vara Federal de Cuiabá, Julier Sebastião da Silva, responsável pelo caso. O conteúdo não foi revelado.

Os trabalhos iniciaram em janeiro deste ano. A perícia deveria identificar se os maquinários adquiridos estavam de acordo com o que o edital de compra estimava e também se teria ocorrido ou não superfaturamento. Ao todo, o governo do Estado gastou R$ 240 milhões na compra de todos estes equipamentos pesados como caminhões, retroescavadeiras.

Os equipamentos foram comprados durante o último ano de gestão do governo Blairo Maggi, atualmente senador. O recurso veio por meio de empréstimo junto ao Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ao MídiaNews, o advogado Ulisses Rabaneda, que defende um dos acusados, o empresário e ex-secretário de Infraestrutura do Estado, Vilceu Marchetti, disse que os réus ainda não foram notificados sobre o conteúdo da perícia. Somente após terem acesso ao relatório, os acusados poderão decidir se irão ou não contestar o teor do que foi apurado pelos peritos.

Na época em que adquiriu os equipamentos, houve muitas contestações sobre o preço dos equipamentos. Devido a isso, o então governador Blairo Maggi determinou investigação. Levantamento realizado pela Auditoria Geral do Estado constatou superfaturamento de R$ 44 milhões.

Há ações tanto na Justiça Federal quanto Estadual na tentativa de punir os responsáveis pelo superfaturamento e tentar ressarcir os dados ao erário. Constam como réus nas ações, além de Marchetti, o ex-secretário de Administração Geraldo De Vitto Júnior; e as empresas que venderam os equipamentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE