segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

FIEMT discute com ministra da Casa Civil situação do setor madeireiro

PUBLICIDADE

Presidentes de federações de indústria dos nove Estados (Amapá, Pará, Roraima, Mato Grosso, Acre, Tocantins, Maranhão, Amapá e Rondônia) estarão reunidos amanhã, em Brasília, com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, tendo como pauta os problemas que o setor de base florestal está enfrentando.

A reunião está sendo coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o presidente da FIEMT (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso), Nereu Luiz Pasini, durante a reunião, os empresários entregarão à ministra documento analisando todos os entraves da crise que afeta o setor produtivo. “Há muito tempo estamos alertando as autoridades políticas sobre a possível crise no setor. Não podemos mais esperar. A produção está parada e o desemprego só está aumentando” disse ele.

Em Mato Grosso, segundo dados da FIEMT, o principal entrave do setor está na liberação de matéria-prima para a produção. Os empresários estão conseguindo a ATPF de liberação de saída de mercadoria, mas não de entrada de matéria-prima. “Os projetos de manejo não estão sendo vistoriados e nem aprovados”, explica. Atualmente, cerca de 30% das empresas madeireiras estão paralisadas. E a previsão é que até o final do ano esse número suba para 70%. Os reflexos negativos estão sendo sentidos nos números de trabalhadores desempregados e na balança comercial do Estado.

“Os dados acumulados até julho apresentam redução de mais de 3.500 postos de trabalho no setor madeireiro, e isso tende a piorar até o final do ano, podendo atingir números alarmantes”. Para o presidente da FIEMT, precisa-se encontrar uma solução emergencial para a situação. “Nós sabemos que as atribuições do Ibama serão passadas para a Sema, mas o problema é esse período de transição que vai até o final do ano”, finaliza Pasini.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE