terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Empresa pode antecipar prazo de concluir ferrovia até Lucas do Rio Verde e prefeito enaltece coragem de Mauro; assista

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria - atualizada 21:34h)

O governador Mauro Mendes, o vice Otaviano Pivetta, o prefeito Miguel Vaz, parlamentares e demais lideranças formalizam, neste momento, em Lucas do Rio Verde, a adesão para implantação no município da ferrovia estadual Olacyr de Moraes, que será construída pela RUMO, ligando a região Sul, Rondonópolis, a Cuiabá e chegando ao Médio Norte, em Nova Mutum e Lucas, com 730 km de trilhos.

O terminal de cargas da ferrovia estadual, em Lucas do Rio Verde, deve ter cerca de 400 hectares, onde serão construídos o terminal de cargas, pátio de manobra dos trens e área para estacionamento e caminhões. As áreas analisadas estariam  em um raio de 20 km da BR-163. A empresa estaria analisando 3 opções de áreas que deve adquirir.

O governador Mauro Mendes destacou que a ferrovia vai estimular ainda mais o progresso de Lucas e municípios da região, atraindo mais indústrias e empresas, gerando mais empregos e renda. “E representa um novo momento na evolução da logística de Mato Grosso. Chegar a Cuiabá, Nova Mutum, Lucas era um sonho porque vai impactar positivamente”. “Ganham todos nós mato-grossenses com frete barateando  vai deixar mais riquezas dentro do Estado”.  “Vamos continuar trabalhando pela Ferrogrão (Sinop-Miritituba) e FICO (Ferrovia Centro Oeste) mas isso também do governo federal, de maneira concrenta enfrentando problemas ambientais. Nós fizemos e colocamos a ferrovia (estadual) aqui”. “Vamos trabalhar e ajudar para que essas ferrovias também se transformem em realidade

O prefeito Miguel Vaz, em seu discurso, enalteceu a “eficiência do governo Mauro Mendes” pela “coragem, a visão em definir o chamamento público” e viabilizar essa obra histórica para definir a empresa que construir essa “grande obra” para a região. “Somos a favor dessa ferrovia, da FICO (Ferrovia Centro Oeste) e da Ferrogrão (Sinop-Miritituba) e da duplicação das rodovias federais” para fortalecer “o desenvolvimento de Mato Grosso”. O prefeito disse que, a partir de agora, cabe a prefeitura “preparar o município para o resultado desse grande empreendimento que é um marco para Lucas do Rio verde e vai ficar na história. Será o antes e o depois (da ferrovia estadual)”.

O CEO da empresa RUMO, João Roberto de Abreu, disse que a obra representa um grande avanço de Mato Grosso que garante condições jurídicas para serem feitos os investimentos de R$ 11 bilhões e elogiou a atitude do governador Mauro Mendes em definir o chamamento público para ser feita a grande obra. “Queremos chegar aqui mais rápido ainda, como fizemos em Goiás, e chegar com a ferrovia antes (do prazo previsto para 2028), com “locomotivas modernas”.

O senador Carlos Fávaro, ex-presidente a Aprosoja, disse que a ferrovia impulsionará o desenvolvimento de Mato Grosso, como um todos, e as lideranças políticas têm a missão de preparar o Estado em diversos setores, como Educação, Habitação e outros.

O planejamento da empresa, que venceu a concessão para operar a ferrovia, é que as obras dos trilhos de Rondonópolis até Cuiabá, incluindo o terminal de cargas, devem ficar prontas em 2025. Em Nova Mutum, a previsão é de conclusão é em 2027 e, em Lucas do Rio Verde, em 2028. Soja, milho, algodão e demais produtos da região devem ser escoados pela ferrovia até Rondonópolis e, de lá, via malha paulista, até os portos. Lucas e Mutum estão entre os principais produtores de grãos no país.

Esta tarde, o governador também esteve em Nova Mutum, na solenidade que marca a liberação para a RUMO iniciar as obras e considerou que a ferrovia trará avanços também para a indústria, comércio e vai baratear o preço final de muitos produtos para consumidores.

Pela manhã, em Cuiabá, um grande evento marcou o momento histórico, com as principais lideranças políticas e empresariais.

O presidente da Assembleia, Max Russi, os deputados Xuxu Dalmolin, Dilmar Dal Bosco, Nininho, Gilberto Cattani, os prefeitos de Sinop, Roberto Dorner, de Sorriso, Ari Lafin, de Nova Mutum, Leandro Felix, e gestores de demais cidades da região participaram do evento.

Assista a solenidade em Lucas

https://www.facebook.com/govmatogrosso/videos/616476429524234/

https://www.facebook.com/govmatogrosso/videos/4291922567589506/

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

ANTT debate em Sinop, Cuiabá e Rondonópolis alterações no contrato da BR-163

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) começará, nesta...

Empresas que devem ICMs em Mato Grosso podem renegociar e ter 40% de descontos

As empresas mato-grossenses que devem Imposto sobre Circulação de...

Lucas do Rio Verde licita remoção de resíduos, poda de árvores e limpeza; R$ 2,4 milhões

A prefeitura abriu credenciamento, este mês, para seleção de...

Inaugurada base de atendimento da Justiça Federal em Sorriso

O Ponto de Inclusão Digital (PID) da Justiça Federal...
PUBLICIDADE