PUBLICIDADE

Famato: Galvan contestará na justiça decisão sobre recurso de Prado

PUBLICIDADE

O vice-presidente do Sindicato Rural de Sinop e candidato a presidência da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Antônio Galvan, confirmou que a chapa deve contestar na Justiça a decisão do recurso de Rui Prado que o manteve no pleito eleitoral. “Essas providências estão sendo tomadas. O jurídico está avaliando as formas mas será contestado na Justiça sim”, explicou ao Só Notícias.

A expectativa é que até amanhã já tenha um posicionamento. Para Galvan, o conselho avaliou a pessoa e não as regras previstas no estatuto. “Regras são feitas para serem cumpridas e não foram. Foi dado “colher de chá” a eles. Será que a nós teríamos o mesmo privilégio?”, pontuou.

Rui Prado teve a candidatura impugnada há cerca de 15 dias. Na última semana, o conselho formado por dirigentes de sindicatos rurais aceitaram o recurso protocolado pela defesa do atual presidente para continuar no pleito. Foram 57 votos favoráveis, 3 contrários e 8 abstenções.

Galvan aponta que falta transparência dentro da instituição. “Essas são as questões que fazemos. Queremos mais transparência para os sindicatos. Há a contribuição sindical e queremos que ela fique clara. [Eles] não informam um único sindicato sobre isso, sobre o que é recolhido”, disse.

Renovação é a bandeira de Galvan. No início do mês o candidato destacou a necessidade de não manter o  “continuísmo” e, também, de fortalecer os sindicatos. A ampliação dos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vinculado à Federação, também é uma das propostas levantadas pelo produtor.

Conforme Só Notícias informou, a Famato é uma instituição fechada. Em pouco mais de 46 anos, as eleições ocorreram com chapas únicas, formadas de maneira consensual. Esta é a primeira vez que outra chapa entra na disputa. Rui está no comando da entidade desde outubro de 2007, quando o então presidente Homero Pereira deixou a função para assumir a cadeira na Câmara de Deputado Federal. Em 2010, foi eleito presidente.

A eleição está marcada para 14 de maio. A posse dos eleitos ocorre em 16 de junho.

(Atualizada às 11h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Grupo discute em Brasília criação de mais uma vaga de desembargador em Mato Grosso

A administração do Tribunal Regional do Trabalho de Mato...

Governo de MT lança guia de integridade nas contratações públicas

O governo de Mato Grosso lança, nesta terça-feira, o...

Erramos: reajuste prevê subsídio de vereadores em Sinop em R$ 14 mil

Diferente do informado anteriormente por Só Notícias, o projeto...
PUBLICIDADE