PUBLICIDADE

Falta de projetos é o principal problema em obras, alerta TCE

PUBLICIDADE

A falta de planejamento e, por consequência, projetos mal elaborados, falsos ou totalmente fora de contexto são os principais problemas das obras públicas no Brasil. Essa triste realidade oportuniza tanto o desvio de recursos, com o desperdício, quanto à corrupção. Foi o que disse hoje o conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Antonio Joaquim, na abertura da Audiência Pública organizada pelo Confea-CREA sobre obras da Copa do Mundo de 2014. O evento está ocorrendo no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá.

Antonio Joaquim endossou as palavras do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), Marco Túlio de Melo, e do presidente do Conselho Regional Tarciso Bassan, que apontaram as deficiências de projetos em obras públicas como principal fator de gravidade. Marco Túlio atribuiu às falhas de projeto o motivo de as obras para os Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro, terem custado sete vezes à estimativa inicial.

"Isso é um problema nacional e o TCE-MT vem lutando contra esse fato em nível de Mato Grosso. Atualmente, já está consolidada a suspensão de licitações de obras cujos projetos apresentem problemas", disse o conselheiro. Para ele, a rigorosa observação desses aspectos em âmbito nacional produziria um "salto de qualidade equivalente a uma revolução". "Projetos básicos ou projetos executivos feitos sobre os joelhos, apenas para justificar as obras, tem que ser banidos da nossa cultura", acrescentou.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE