Fábio Schroeter, o Fábio do Paranaense (PTB), lidera com leve vantagem de cinco pontos percentuais a primeira rodada da pesquisa de intenção de votos do Instituto Gazeta Dados para a Prefeitura de Campo Verde. Na pesquisa estimulada, modalidade em que os eleitores são apresentados aos nomes dos candidatos, o petebista acumula 31% da preferência do eleitorado, seguido por Luiz Gabriel Leite da Silva, o Dr. Luiz (PMDB), com 26% e Antônio César dos Santos, o Cesinha da Agrosafras (PSDC), último colocado, com 13% das intenções.
A possibilidade de variação até a data do pleito ainda é considerável, já que 27% das pessoas ouvidas durante o levantamento não souberam ou não quiseram responder. Votos brancos e nulos somam 3%. Excluídos esses casos, considerando aqueles que já definiram o candidato, a vantagem do petebista sobre o segundo colocado sobe para 7,14%. Ele acumularia 44,28% desses votos, enquanto Dr. Luiz teria 37,14% e Césinha, 18,57%.
Registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) sob o número 00142/2012, a pesquisa foi realizada pelo método Survey, com aplicação de questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado, levando em consideração aspectos socioeconômicos da população, como sexo, idade, escolaridade e renda familiar de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foram entrevistados 300 moradores de 6 bairros das zonas urbana e rural. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Conforme o TSE, em Campo Verde 22,153 mil eleitores estão aptos a comparecer às urnas em 7 de outubro, quando o pleito é definido em único turno.
Quando precisam citar os candidatos de acordo com os nomes que lhes vêm à mente, na pesquisa espontânea, Fábio e Dr. Luiz ficam na margem de empate técnico com vantagem de 4% para o petebista.
Ele detém 27% das intenções nesta modalidade, enquanto o peemedebista fica com 23%. O candidato do PSDC permanece com os mesmos 13%. Contudo, o número de indecisos, neste caso, é de 35% dos entrevistados e votos brancos e nulos totalizam 2% das opiniões.