PUBLICIDADE

Expansão de ferrovia ajudará na verticalização da produção, diz prefeito de Nova Mutum

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araujo/arquivo)

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix (PSL) avaliou, em entrevista ao Só Notícias, que expansão da Ferrovia Norte Brasil Senador Vicente Vuolo passando pelo município — que é um dos mais fortes produtores de  soja, milho, algodão no Brasil — e seguindo até Lucas do Rio Verde marca o desenvolvimento das regiões Norte e Médio Norte.

“Essa ferrovia atenderá comércio, indústria e o agronegócio. Com certeza, ajudará na verticalização da nossa produção. Estamos animados com esse momento. Desde 2017 temos trabalhado em relação a essa ferrovia e, agora, estamos vivendo essa realidade”, destacou Félix, ao Só Notícias. A projeção é dos trilhos chegarem a Mutum na 2ª etapa do projeto, em 2028.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz disse que foi corajosa e histórica a decisão do governador Mauro Mendes em fazer o chamamento público para expansão da ferrovia.

Lideranças dos setores produtivos também estão projetando um forte crescimento econômico para Mato Grosso com o anúncio da extensão da primeira ferrovia estadual (Rondonópolis a Cuiabá e a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde).

O ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas avaliou positivamente o chamamento público apresentado pelo governador Mauro Mendes.

De acordo com o levantamento feito pelo governo do Estado, com base na metodologia do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), a previsão é que a construção da ferrovia gere um total de 235 mil empregos, entre diretos, indiretos, temporários e os gerados pelo efeito-renda.

Serão 700 km de extensão, a serem construídos pela empresa que sair vencedora do edital. Foi definido o modelo privado de exploração, pois nesse formato o Estado faz a chamada pública e as empresas se habilitam a participar de seleção para fazer os investimentos, por sua conta e risco. A empresa vencedora deve aplicar cerca de R$ 12 bilhões no modal.

A ferrovia estadual, que é uma obra pioneira e histórica em Mato Grosso, interligará Cuiabá a Rondonópolis, bem como Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a malha ferroviária nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Servidores aprovam estado de greve em Cuiabá; prefeito diz que busca consenso

Os servidores da saúde de Cuiabá aprovaram hoje o...

TCE julga esta semana contas de municípios do Nortão

Com 16 contas anuais de governo referentes ao exercício...
PUBLICIDADE