PUBLICIDADE

Ex-presidente Lula elogia governos de Mato Grosso e Rio de Janeiro nos EUA

PUBLICIDADE

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, em participação especial no 13º Fórum Nacional de Líderes de Governo – América Latina e Caribe, realizado em Washington, nos Estados Unidos da América (EUA), fez referência aos programas de inclusão digital realizados pelos governos de Mato Grosso e Rio de Janeiro. Os trabalhos desenvolvidos pelo Governo do Estado foram citados várias vezes pelo ex-presidente, ao fazer referências às potencialidades econômicas do Brasil.

Segundo Lula, Mato Grosso se destaca pela produção, mas também pelos investimentos na Educação e em qualificação de mão de obra que foram "realizados de forma muito inteligente, além do potencial econômico, aliado ao conhecimento e a uma fórmula de sucesso a ser experimentada a longo prazo", destacou.

O presidente, que discursou por mais de uma hora, foi ovacionado pela plateia e seu tempo foi alongado em mais uma hora. As linhas gerais de seu discurso tratam de separar o País no que ele chama de "o Brasil de antes, e o Brasil de agora".

"Sou filho de mãe e pai analfabetos. Eu e o (Jorge) Alencar somos os únicos presidente e vice-presidente sem nível superior, mas fomos os que mais investiram em educação no Brasil, na formação superior, técnica e qualidade de ensino. Conseguimos implantar o maior número de universidades e escolas técnicas da história do Brasil ", disse Lula.

Para o ex-presidente, o Brasil era um país capitalista sem capital e o poder de uma Federação não se mede apenas pela produção ou números macroeconômicos, mas também pela educação que é dever do Estado.

No seu discurso, Lula destacou que em dez anos o Brasil será uma das principais potências econômicas. E para isso, a Educação precisa de investimentos volumosos que não podem ser tratados como gastos. "Seremos em breve a quinta economia mundial. Portanto, precisamos nos preparar para exportar não só matérias primas ou produtos industrializados, mas principalmente conhecimento.

O ex-presidente concluiu afirmando que o Brasil tem um papel muito importante no cenário mundial. "Perdemos o século XX no que tange ao potencial que tínhamos para crescer, mas vamos nos recuperar, crescendo a todo vapor no século XXI, sendo uma das locomotivas do mundo. E estados como Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo são peças fundamentais nesse processo", finalizou.

O governador Silval Barbosa acompanhou toda a programação do 13º Fórum Nacional de Líderes de Governo, ao lado do secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, do secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, e da primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE