Ex-deputado estadual Joaquim Sucena é o mais novo integrante dos quadros do PSB. Sucena, que deixou o DEM na semana passada, disse que a troca de legenda esta ligada diretamente ao projeto do PSB, voltado para a melhoria da gestão do Estado. Presidente municipal da sigla, o empresário Mauro Mendes lidera ato de filiação do partido, marcado para a próxima sexta-feira, a partir das 18h, em Cuiabá. Mauro demonstra entusiasmo com a chegada do ex-parlamentar, que "somará com os planos do partido".
Em relação ao pleito de 2012, Mauro disse que a meta é assegurar 6 cadeiras na Câmara Municipal. Ele coordenou reunião interna ontem, para amarrar os trabalhos. O PSB estuda vias promissoras em relação a chapa proporcional. A proximidade de Mauro com o setor empresarial e também produtivo de Mato Grosso abre canal para atrair nomes que se projetam com novas vias para as próximas eleições. Mauro disse que a sociedade cuiabana terá a chance de escolher representantes pautados na seriedade dos trabalhos, tendo como base um programa de gestão que começa a ser discutido a partir de agora, com maior profundidade. Ele já possui experiência em relação a esse aspecto, porque participou da elaboração de propostas para a prefeitura da Capital e do governo, através das disputas que liderou nas eleições de 2008 e de 2010, respectivamente.
O sucesso como empreendedor torna Mauro Mendes um dos nomes mais cotados para encabeçar chapa majoritária. Mas os planos não estão definidos nesse sentido. Ele avalia possibilidade de se projetar para o pleito geral de 2014 e avisa que só decidirá o assunto no próximo ano. "Só vou decidir essa questão em fevereiro ou março. Se não for candidato a prefeitura de Cuiabá, limpo o campo", disse em tom enfático.
O ato contará ainda com adesão de ex-militantes do PT, como deve ser o caso da líder sindicalista da área da educação, Helena Bortolo. Informações apontam que Mauro receberá forte apoio de corrente do PT ligada a ex-senadora Serys Marli. Durante as eleições de 2010, Serys chegou a declarar aval ao nome do empresário na corrida ao Palácio Paiaguás, declinando na sequência em razão da forte pressão que sofreu no partido. Ao que tudo indica, bloco do PT continuará mantendo posição de aval ao nome de Mauro Mendes, para a disputa a prefeitura ou ainda ao comando de Mato Grosso.