Política

Esquadrão de cavalaria da PM será instalado até agosto e Nova Mutum terá mais 20 policiais

O vice-prefeito, Leandro Félix, se reuniu, esta tarde, com os comandantes da Polícia Militar para oficializar a implantação do regimento de policiamento montado, a ‘cavalaria’. A portaria autorizando as atividades já foi assinada pelo comando geral.  A previsão de implantação é para dezembro e será o primeiro Esquadrão Independente do Policiamento Montado implantado fora da capital. Terá, inicialmente, 20 policiais. O esquadrão é equivalente a uma companhia independente, análoga a um batalhão de polícia. “Então essa ação aumentará o número de policiais militares na cidade, bem como de animais treinados. Além do policiamento vale o destaque para outros projetos como a equoterapia”, destaca o coronel Cruz, comandante adjunto da Policia Militar.

A prefeitura iniciou a resolução das questões ligadas a parte da estrutura, o local escolhido é uma área próxima ao Centro de Tradições Gaúchas/Parque de Exposição José Aparecido Ribeiro. A prefeitura viabilizará amplo espaço para os animais, alojamento, alambrados entre outros detalhes. Após a conclusão desta etapa inicia o processo licitatório e futuramente as construções. O vice-prefeito Leandro Felix disse que a prefeitura está apoiando a estruturação e “haverá aumento significativo no policiamento, trazendo maior segurança a todos bem como os avanços que serão alcançados na área da saúde com a equoterapia. Agradecemos ao comando da Polícia Militar e todos os envolvidos nesta ação”, destacou o vice-prefeito Leandro Félix.

Além as ações ligadas diretamente ao policiamento, o projeto também será desdobrado em ações como a equoterapia, método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou portadores de necessidades especiais.

“É uma ação extremamente importante, já há a área destinada para esta ação, temos doadores nos auxiliando para a aquisição dos animais. Teremos um maior policiamento em nossa cidade e a área da saúde ganhará muito com a equoterapia”, destaca o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Cesar Martins.

Também participaram da reunião o coronel Marcos Vieira da Cunha, o coronel Cláudio Fernando, comandante Regional do 14º Batalhão da Policia Militar, os secretários municipais João Batista, chefe de Gabinete, de Agricultura e Meio Ambiente Renato Kremer e de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Mauro Manjabosco.

Só Notícias (foto: assessoria)