A Associação Mato-grossense dos Municípios vai promover, nos dias 1 e 2 de setembro, o 32º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, no auditório da instituição, na capital, com a participação de gestores de todo o Estado. Durante o evento está programada uma assembleia geral dos prefeitos para deliberar sobre assuntos internos da Associação. A AMM está mobilizando os gestores para o evento, que vai debater assuntos com repercussão na administração pública municipal.
Na abertura do evento, serão assinados Termos de Cooperação Técnica com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O primeiro será para a criação de um banco de dados sobre os municípios. O segundo será assinado pelas prefeituras que estão em mora por não terem se habilitado para a descentralização ambiental, delegando para a Sema as atividades de licenciamento e fiscalização por um ano.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, explicou que a programação foi baseada em demandas dos municípios, que ao longo dos anos acumularam atribuições sem a devida contrapartida financeira. “Será uma oportunidade para ampliar o debate sobre a pauta municipalista e discutir com os prefeitos o encaminhamento de questões importantes para as administrações municipais”.
Neurilan irá mediar um painel sobre o Novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação, que contará com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, e do Secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte.
Os prefeitos de Diamantino, Juviano Lincoln, Conquista D’Oeste, Walmir Guse, e de Rondonópolis, Percival Muniz, mediarão os painéis sobre Transporte Escolar, Fórum de Transformações 2015 e Pacto Federativo. A pauta do encontro ainda prevê discussões sobre as obras federais e estaduais inacabadas, financiamento para o setor de Turismo, Campanha de Erradicação da Hanseníase e aplicação dos recursos do Fethab pelos municípios.
A AMM convidou para participar do evento o governador Pedro Taques, além dos presidentes do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Ministério Púbico, União das Câmaras Municipais, Associação de Primeiras-damas, entre outras instituições.