PUBLICIDADE

Embargo na obra da BR-163 no Nortão pode ser derrubado hoje

PUBLICIDADE

O diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura, Luiz Pagot, acredita que seja retirado, hoje, o embargo do Ibama -Instituto Brasileiro de Meio Ambiente- que está impedindo a continuidade das obras de restauração da BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Nova Santa Helena, em trecho próximo a Peixoto de Azevedo e a construção de travessias urbanas em Sorriso e Lucas. Há mais de 20 dias que as obras pararam. Pagot confirmou, ao Só Notícias, que todo o processo de licença ambiental feito pelo DNIT foi encaminhado para o Ibama em Mato Grosso e está sendo analisado pela diretoria, em Brasília. “Eles alegam que venceu a licença ambiental no trecho em Peixoto de Azevedo, que é de responsabilidade da prefeitura, foi enviada para a Sema e teria sido extraviada. Mas, de nossa parte, está tudo certo. Foram protocoladas pelo DNIT as licenças no Ibama em Cuiabá bem como os pedidos de licenças para travessias urbanas para Sorriso e Lucas e, até onde é de meu conhecimento, as licenças não chegaram ao Ibama Brasília”, explicou Pagot.

O diretor discordou da decisão do Ibama em embargar totalmente as obras de Lucas até Santa Helena. Para ele, com a constatação da falha deveria ter sido embargada apenas a parte de Peixoto de Azevedo. “Mas, aqui no DNIT, já consideramos que o caso está bem perto de ser solucionado e queremos retormar as obras o quanto antes”, afirmou.

Pagot disse também que a restauração entre Lucas do Rio Verde e Santa Helena “já era para estar pronta. Esperava que, de abril até junho, fosse liquidado. As chuvas atrapalharam e houve alguns entraves burocráticos das empreiteiras, bem como da nossa superintendência, que ocasionaram estes atrasos. Mas, até setembro tudo ficará pronto”, afirmou.

Desde o ano passado o DNIT passou a fazer asfalto novo entre Lucas e Santa Helena. A restauração é em aproximadamente 240 km e também está sendo feito acostamento. Há um trecho em obras entre Lucas e Sorriso, ainda faltam ser concluídos alguns kilômetros (colocação da capa asfáltica) entre Sorriso e Sinop. No perímetro urbano de Sinop, também falta fazer asfalto no trecho em frente ao frigorífico Frialto e o Alto da Glória, bem como nas proximidades do Camping Clube.

O DNIT está investindo cerca de R$ 60 milhões em toda a obra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE