O diretor geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Mauro Barbosa da Silva, confirmou na audiência pública, requerida pelo deputado estadual J.Barreto, para discutir a duplicação da BR-364, no trecho entre Rondonópolis a Cuiabá e da capital até o Posto Gil,a liberação de recursos para o realização do projeto executivo da obra orçado em R$ 18 milhões. “O primeiro passo foi dado, que é o projeto para a elaboração das plantas, segundo passo será a retirada da licença ambiental e por último a licitação para a execução da obra”, explicou o diretor do Dnit.
Ele reconheceu a importância desta obra e classificou como uma das prioridades do Dnit, mas alertou que para se chegar de fato a execução ainda será necessário trabalhar politicamente. Os custos da obra são superiores a R$ 400 milhões, e fora os valores gastos a execução do projeto poderá levar de seis a oito anos.
Para o presidente Associação dos Transportadores de Cargas do Mato Grosso – ATC, Dirceu Capeleto, esse primeiro passo já é uma pequena vitória, mas ainda não a consolidação da duplicação da rodovia. “ Depende muito da energia de mantermos acesa essa chama, temos que manter a sociedade mobilizada”, lembrou.
Ele acredita que o obra deve sair dentro de pouco tempo. Para Capeleto a duplicação da rodovia pode representar uma redução dos custos no transporte de cargas em Mato Grosso de aproximadamente 15%.