O turismo e a educação pautaram os primeiros encontros do governador Pedro Taques com a população da região Oeste. Cerca de mil pessoas participaram, hoje, de atos públicos realizados nas cidades de Salto do Céu e Rio Branco. Taques destacou as duas áreas como possíveis agentes de transformação da realidade local.
Ele avalia que ajudar os municípios pequenos é de extrema importância devido à falta de recursos das prefeituras. Em atos realizados nas escolas estaduais Deputado Francisco Vila Nova (Salto do Céu) e Deputado Francisco Rangel Torres (Rio Branco), o governador fez um balanço das ações já desenvolvidas pelo Estado na região e o que ainda será feito. “Quero dizer que o Estado vai sim ajudar os municípios pequenos”, afirmou o governador. Ele anunciou que retomará o convênio firmado entre o governo e a prefeitura de Salto do Céu para a pavimentação urbana, no valor de R$ 100 mil.
O governador destacou que a gestão trabalha para 'arrumar a casa' neste primeiro ano, para que em 2016 seja iniciado um grande programa para o desenvolvimento da infraestrutura no Estado. “Contamos com a ajuda dos deputados estaduais para ajudar na aprovação do novo projeto que cria um Fundo de Transportes (Futran) que vai nos ajudar a resolver os problemas logísticos”.
Na oportunidade, o prefeito de Salto do Céu, Wemerson Prata, agradeceu ao governador pela visita ao município e pelo trabalho desenvolvido pela região. O gestor também aproveitou para elogiar os repasses referentes ao Fethab. “Nossa cidade está muito contente em receber o governador e sua comitiva”.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte, afirmou que o governo investirá fortemente nas próximas semanas para melhorar a trafegabilidade nas estradas da região, principalmente a MT-170. “A era do abandono acabou, queremos nossas estradas de volta e estamos aqui para fazer isso”.
O deputado federal Ezequiel Fonseca pediu ao governador a retomada dos projetos: Rota das Águas e Rota dos Peixes. De pronto, Taques lembrou que o Estado já trabalha para dar vida aos projetos, como meio de gerar novos empregos.
Aos professores e profissionais da educação, o governador garantiu que a gestão tem o compromisso de honrar todos os acordos feitos em 2013, que garantem aumento real a classe. Taques lembrou que o governo precisou parcelar o reajuste anual por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
As duas escolas também apresentaram demandas para melhoria da estrutura, todas foram colhidas pelo secretário-adjunto de Educação, Gilberto Fraga, que também acompanha comitiva nos 10 municípios.
Já na saúde, o governador afirmou que vai encaminhar ao secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio, a demanda por repasse de R$ 53 mil por mês ao Hospital Municipal de Rio Branco, que atende quatro cidades da região. O governador aproveitou a passagem pela cidade para conhecer a unidade.