A Valec Engenharia Construções e Ferrovias confirmou ao governo do Estado que até o final deste mês será publicado o edital para a construção da Ferrovia Centro-Oeste, no trecho entre Campinorte (GO) a Água Boa (MT). A estatal do governo federal aguarda apenas a concessão ambiental prévia do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) para lançar oficialmente a concorrência, que será amarrada a cronogramas físicos e financeiros, ou seja, na medida em que a obra for concluída, os recursos serão liberados.
A Ferrovia Centro-Oeste terá 1.638 quilômetros de extensão entre Campinorte (GO) e Vilhena (RO), ligando a Ferrovia Norte-Sul. O projeto será executado pela Valec, com investimentos previstos na ordem de mais de R$ 6 bilhões. A ferrovia de integração Centro-Oeste é a primeira parte da Ferrovia Transcontinental, que terá mais de 4 mil quilômetros de extensão.
Conforme Só Notícias já informou, os estudos de impactos ambientais para implantação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) EF-354 foram apresentados, em julho, em Lucas do Rio Verde, em audiência pública, na câmara, com a presença de lideranças municipais e regionais. O diretor da empresa (STE) Serviços Técnicos de Engenharia, Fábio Araújo Nodari, garantiu que a construção da ferrovia não causará um impacto ambiental. “Estamos, há mais de um ano, com profissionais das mais diversas áreas, analisando os impactos ambientais e chegamos a conclusão que a ferrovia é uma necessidade para a região. O traçado passará por diversas áreas de produção, onde o ambiente, de certa forma, está impactado e não vai ser, então, a construção da ferrovia, que criará um impacto que não seja mitigado ou possam ser minimizados os programas ambientais que serão desenvolvidos ao logo da ferrovia. A nossa conclusão foi pela viabilidade do empreendimento”, explicou, na oportunidade.
O diretor da Valec, José Francisco das Neves (Juquinha) garantiu que os prazos estabelecidos para a construção da ferrovia (conclusão em 2014) serão respeitados. “Aqui no Mato Grosso está andando com uma velocidade ainda maior, principalmente porque aprendemos muito com a Ferrovia Norte-Sul. A parte ambiental nós começamos em outubro, já estamos fazendo as audiências públicas para pegar a licença ambiental e em seguida vamos colocar o trecho até Água Boa em obras. Se tudo der certo, o trecho de Água Boa a Lucas do Rio Verde nós queremos iniciar ainda este ano”.